Junho traz um novo ciclo ao Cineclube de Faro

Há também um novo ciclo

Quatro filmes no ciclo do mês, abordando vários tópicos, desde escândalos políticos a documentários sobre guerras pela independência de países, a continuação do ciclo “Sob a Influência”, com mais um filme de John Casavettes, uma colaboração com a aeQuum no LOUD Fest, e finalmente, “Libertar a Memória”, ciclo que se prolonga até Setembro, inserido no programa DiVaM, programa da Direção Regional de Cultura do Algarve. Este é, em resumo, o programa de Junho do Cineclube de Faro.

CICLO MENSAL
IPDJ | 21h30
DIA 1 – A SINDICALISTA, Jean-Paul Salomé, DE/FR, 2023, 122’, M/12
Dirigido por Jean-Paul Salome e estrelado por Isabelle Huppert, o filme conta a história real de Maureen Kearney, uma representante sindical que denunciou acordos secretos na indústria nuclear francesa. Provocando atritos entre pessoas poderosas, a mulher é violentamente agredida dentro da sua casa, e a investigação a transforma de vítima em suspeita.

IPDJ | 21h30
DIA 8 – AS BESTAS, Rodrigo Sorogoyen, FR/ES, 2022, 137’, M/16
Para fugir da agitação das suas vidas em França, Antoine e Olga compraram uma casa de campo numa pequena aldeia da Galiza. Nesse lugar para eles tão especial, levam uma vida próxima da natureza, cuidando da horta e recuperando casas em ruínas com o intuito de para ali trazer mais pessoas. Mas essa tranquilidade termina quando se veem envolvidos numa desavença com dois irmãos da vizinhança. E o que prometia ser uma vida simples e aprazível rapidamente se transforma num inferno.

IPDJ | 21h30
DIA 15 – O MARINHEIRO DAS MONTANHAS, Karim Aïnouz, BR/FR/DE, 2021, 98’, M/12
Marinheiro das Montanhas é um diário de viagem filmado na primeira ida de Karim à Argélia, país onde seu pai nasceu. Entre registos da viagem, filmagens caseiras, fotografias de família, arquivos históricos e trechos de super-8, o filme opera uma costura fina entre a história de amor dos pais do realizador a Guerra de Independência Argelina, memórias de infância e os contrastes entre Cabília (região montanhosa no norte da Argelia) e Fortaleza, cidade natal de Karim e de sua mãe, Iracema. Passado, presente e futuro entrelaçam-se numa singular travessia.

IPDJ | 21h30
DIA 22 – CHILE, 1976, Manuela Martelli, CL/AR/ QT, 2022, 95´, M/12
Dirige a brilhante Aline Küppenheim no papel de Carmen, uma mulher casada e bem estabelecida que, em visita à sua casa de Verão, se vê arrastada para a luta política quando o padre local lhe pede ajuda a cuidar de um resistente ferido. Um drama conjugal tépido transforma-se em thriller político, arrepiante na contraposição do conforto conformista com o terror da oposição ao regime de Pinochet, no Chile de 1976.

CICLO SOB A INFLUÊNCIA
IPDJ | 18h00
DIA 17 – UMA MULHER SOB INFLUÊNCIA, John Cassavetes, EUA, 1974, 146’, M/12
Devido à indiferença do seu marido e não aguentando a pressão do meio social em que vive, uma mulher cai a pouco e pouco numa espécie de suave loucura. É um dos grandes papéis de Gena Rowlands e um dos mais célebres filmes de Cassavetes.

CINECLUBINHO
IPDJ | 10h30
FILME A ANUNCIAR

DiVaM 2023
24 – FORTALEZA DE SAGRES | 17h30
CICLO “Libertar a Memória”
Inserido no Programa DiVaM 2023 – Dinamização e Valorização dos Monumentos, da Direção Regional da Cultura do Algarve
C/ Apresentação de Gisela Casimiro
DEBAIXO DO TAPETE, Catarina Demony e Carlos A. Costa, PT, 2023, 48′

Há mais de uma década, a jornalista portuguesa Catarina Demony descobriu que sua família tinha um passado oculto. Seus ancestrais, os Matoso de Andrade e Câmara, foram alguns dos maiores traficantes de escravos de Angola. Desde então, Catarina soube que queria tirar a história de sua família de “debaixo do tapete” e chamar a atenção para o impacto duradouro daquele passado: o racismo, a violência, a segregação. O documentário conta uma história nada rara em Portugal: uma família que ganhava dinheiro traficando seres humanos e despojando-os da sua dignidade. Esse dinheiro deu indiretamente a Catarina e a muitos outros os privilégios de que desfrutam hoje. Juntamente com o jornalista Carlos A. Costa, o documentário não só conta a história da família de Catarina como também explica as consequências de séculos de escravização.

COLABORAÇÕES
Com a Associação aeQuum – Apoio à Inclusão LGBTI+, no âmbito do LOUD FEST 2023
IPDJ | 21h30
DIA 29 – LOBO E CÃO, Cláudia Varejão, Portugal, 2022, 111’, M/14
DIA 30 – A RESISTÊNCIA DOS VAGALUMES, Márcia Bellotti e Luíza Ribeiro, 2023. Com a presença das realizadoras
+
SEGUINDO TODOS OS PROTOCOLOS, Fábio Leal, Brasil, 2022, 75’, M/16

 

 



Comentários

pub