Hoje é o dia mais longo do ano…porque começa o Verão

Para hoje, o IPMA prevê céu nublado, aguaceiros e até trovoada, sobretudo no Centro e Sul. Mas amanhã tudo muda

O Verão chega esta quarta-feira, dia 21, às 15h57, hora a que ocorre o solstício. Este é o dia em que o Sol vai estar mais tempo acima do horizonte e, na sua passagem a Sul, ao meio-dia, vai estar o mais alto no céu de todo o ano.

Mas apesar deste ser o dia em que o nosso hemisfério recebe mais energia do Sol, não é o dia mais quente do ano, pois as temperaturas continuam a subir durante algumas semanas, devido à inércia térmica da Terra.

O Verão de 2023 vai terminar no dia 23 de Setembro, quando terá lugar o equinócio do Outono.

Para este primeiro dia estival, o Instituto Português do Mar e da Atmesfera (IPMA) prevê céu muito nublado, aguaceiros até ao final da manhã e temperaturas a oscilar entre os 16 e os 28 graus Celsius. À tarde, haverá menos nuvens.

Mas tudo irá mudar a partir de amanhã. A partir de quinta-feira, as previsões apontam para tempo quente e seco, devido à ação de uma “crista anticiclónica entre o Golfo da Biscaia e o arquipélago da Madeira, que dará origem a uma circulação que trará em altitude uma massa de ar com origem no Norte de África.

Está prevista uma subida generalizada dos valores da temperatura, em especial da máxima, sendo de esperar valores acima de 30 graus na generalidade do território, com exceção de alguns locais na faixa costeira ocidental, e valores entre os 35 e 40 graus no interior, em especial na região Sul, onde deverão ser ultrapassados os 40 graus.

A temperatura mínima também irá aumentar, estando previstas noites tropicais (mínimas acima de 20 graus) em vários locais do centro e sul, com destaque para a região do Sotavento Algarvio onde as mínimas poderão mesmo ser próximas de 25 graus.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera já emitiu avisos amarelos para sexta-feira, nos distritos do sul, devido ao calor.

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub