Faro: Ação verificou bem-estar dos animais de companhia da Horta da Areia

Foram recolhidos três cães errantes

Verificar o bem-estar dos animais de companhia e sensibilizar para a importância de cumprir as normas de detenção e circulação destes animais foi o objetivo de uma operação conjunta realizada pelo Serviço de Veterinária Municipal de Faro (SVM) e a Polícia de Segurança Pública (PSP), no bairro Horta da Areia, em Faro, no dia 15 de Junho.

No decurso desta ação foram detetadas situações em que não eram salvaguardados «os parâmetros de bem-estar animal fixados nos termos da lei vigente», segundo a Câmara de Faro.

Ao todo, foram fiscalizados de 17 cães, «tendo-se verificado 28 infrações», que passaram, principalmente, pela«inexistência de identificação eletrónica e, consequentemente, de registo no Sistema de Informação de Animais de Companhia (SIAC), ausência de vacinação antirrábica válida, bem como circulação de animais errantes e com detentor, na via pública».

As autoridades recolheram ainda três cães errantes, que foram posteriormente encaminhados para o centro de Recolha Oficial de Animais de Faro, «tendo a PSP de Faro levantado autos de contraordenação aos detentores dos animais em incumprimento».

«O SVM continuará a desenvolver ações de fiscalização, no âmbito das suas competências, em todo o Concelho de Faro, com vista ao cumprimento da lei em vigor e, também, à prossecução do bem-estar animal e da salvaguarda da saúde pública», conclui a Câmara de Faro.

 

 

 



Comentários

pub