Empresa garante que trilho entre Aeroporto e Quinta do Lago «vai manter-se aberto»

Starburst Investments, proprietária da Herdade do Ludo, diz que apenas tenciona aumentar a segurança no local

A empresa proprietária da Herdade do Ludo, a Starburst Investments, assegura que o troço da Ecovia Litoral que atravessa esta propriedade «vai manter-se aberto ao público, sem restrições, para ciclistas, peões e grupos organizados».

Num esclarecimento enviado ao Sul Informação, a empresa acrescentou que, «tendo em consideração os riscos potenciais para as largas centenas de pessoas que diariamente atravessam aquele local, e que aumentam substancialmente no período de Verão, a Starburst Investments decidiu reforçar a segurança. Entre outras medidas, foi condicionada a utilização de veículos automóveis em zonas de passagem difícil por pessoas».

A nota foi enviada no seguimento da polémica causada pela colocação de vedações em rede nos acessos ao trilho que liga a estrada de acesso à Praia de Faro, na curva do Aeroporto, à Quinta do Lago – e que também dá acesso à Mata do Ludo e a locais muito procurados para a observação de aves -, entretanto já retiradas pelas autoridades.

Agora, a empresa veio a público assegurar que não é sua intenção vedar a passagem de pessoas e ciclistas, mas sim «evitar acidentes com pessoas e limitar ao máximo danos ambientais numa área protegida».

«É necessário, em particular, diminuir o risco de repetição de incidentes como o grande incêndio que, em Junho de 2022, destruiu parcialmente aquele espaço e uma vasta área florestal na Ria Formosa», disse.

A empresa, que este mês viu um projeto de instalação de vinha embargado pelo Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, por ausência da devida autorização, salienta ainda que «a Herdade do Ludo é uma área excepcional privada onde se combina natureza, economia tradicional, como as salinas, agricultura, paisagem e património natural».

«A Starburts Investments não desistirá de proteger o ambiente e a segurança das pessoas nem abdica de manter intactas atividades económicas vernaculares e de grande valor para o Algarve», conclui.

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub