Alexandre Pereira mostra em livro como as abelhas podem salvar o mundo

Autor é engenheiro do Ambiente e deputado municipal em Olhão, eleito pelo PAN

O livro infantil “A Grande Missão – Pode uma abelha salvar o Mundo”, de Alexandre Pereira, foi lançado durante a Semana da Criança e do Ambiente de Olhão, numa sessão que teve lugar nos Pinheiros de Marim, a 5 de Junho, Dia Mundial do Ambiente.

Com este livro, o engenheiro do Ambiente e deputado municipal do PAN em Olhão Alexandre Pereira quer «levar ainda mais longe a mensagem da necessidade de preservar e proteger os ecossistemas e todos os seres vivos», segundo a Câmara de Olhão, que edita a obra.

Esta foi, diz a autarquia, «uma edição especial, com o objetivo de oferecer alguns exemplares a todas as bibliotecas das escolas do 1.º ciclo do concelho. Vão ainda ser realizadas sessões de apresentação, com a presença do autor e do ilustrador da obra, ficando esta disponível para ser trabalhada por alunos e professores».

Alexandre Pereira confessa que há quem lhe chame «o sr. das abelhas, pois há muitos anos que participo ativamente em ações de terrenos, junto da comunidade escolar, através de palestras de sensibilização ambiental, onde alerto os mais jovens para a urgente necessidade de mudarmos certos comportamento e atitudes para que a proteção e preservação dos ecossistemas e de todos os seres vivos possa ser uma realidade. Escrever este meu primeiro livro é uma forma de levar mais longe esta mensagem».

«Desafiei o Carlos Rocha para ilustrar o livro, pois admiro o trabalho que faz e sabia que seria capaz de fazer um desenho animado mas realista. Como já o conhecia de outras parcerias, foi muito fácil transmitir-lhe as imagens que concebi na minha cabeça e que ele formidavelmente transpôs para as páginas do livro», acrescenta o autor.

Carlos Rocha, por seu lado, garante que gostou tanto «de ter ilustrado esta aventura como de a ter lido. O Alexandre escreveu-a de uma forma tão simples e direta que se torna compreensível para qualquer idade. Mais, desengane-se quem pensa que a mensagem é apenas dirigida aos mais pequenos. É para toda a gente, e isso é uma das coisas que a torna especial».

Segundo Elsa Parreira, vereadora com o pelouro da Educação, «este livro pretende alertar a comunidade educativa para a importância das abelhas e da polinização na nossa cadeia alimentar. Com esta oferta às bibliotecas das escolas e as sessões de sensibilização, esperamos que as nossas crianças percebam a verdadeira essência da mensagem: a missão que todos temos para preservar a vida do nosso Planeta».

Apesar deste livro ainda não estar à venda, nos circuitos comerciais, isso poderá acontecer em breve.

«Desde a apresentação do livro, tenho recebido centenas de pedidos para aquisição do mesmo, portanto em breve estará disponível uma edição comercializável. Estarei por isso presente em vários concelhos para apresentar a obra ao público em geral, sempre com a mesma missão que a Riscadinha, de que temos o dever de contribuir para salvar o Planeta», concluiu Alexandre Pereira.

 

 

 



Comentários

pub