VRSA inaugura painéis toponímicos dedicados às antigas baterias ribeirinhas

Painéis foram produzidos a partir das investigações desenvolvidas pelo historiador Fernando Pessanha

O município de Vila Real de Santo António inaugurou, no passado dia 14 de Maio, dois painéis toponímicos alusivos às antigas baterias ribeirinhas que constituíam o sistema defensivo da foz do Guadiana.

As duas inaugurações contaram com a presença do presidente da Câmara Álvaro Araújo e da vereadora com os pelouros da Cultura e da Toponímia, Conceição Pires, além de outros técnicos do município.

Marcaram também presença o historiador Fernando Pessanha, técnico superior de cultura e membro da Academia de Marinha, assim como o comandante Afonso Martins, capitão do porto de Vila Real de Santo António, entre outros representantes das forças de segurança e do núcleo da Liga dos Combatentes de Vila Real de Santo António.

De acordo com o edil vila-realense, estes painéis, da autoria da arquiteta Perpétua Almeida, têm vindo a enriquecer a toponímia da cidade e foram produzidos a partir das investigações desenvolvidas pelo historiador Fernando Pessanha, especialista no tema dos ataques do corso e da pirataria na foz do Guadiana.

Deste modo, à rotunda do limite sul do município de Vila Real de Santo António foi atribuído o topónimo de «Rotunda Bateria da Ponta da Areia», em memória desta estrutura defensiva que remonta à Guerra Fantástica, que opôs Espanha a Portugal, em 1762.

À rotunda do limite norte do mesmo município foi atribuído o topónimo de «Rotunda Bateria do Pinheiro», em homenagem a uma das baterias que contribuiu para a vitória portuguesa na Grande Batalha do Guadiana, que teve lugar em 1801, no contexto da Guerra das Laranjas.

Segundo o historiador, «Vila Real de Santo António tem uma dívida de gratidão para com os militares que defenderam esta praça e se bateram em prol da defesa da soberania nacional em momentos incontornáveis da nossa História Moderna e Contemporânea. A atribuição destes topónimos é, portanto, um ato simbólico mas de profundo reconhecimento».

 



Comentários

pub