Quinta do Freixo mostrou os resultados da sua aposta na agricultura regenerativa

A Quinta do Freixo conta atualmente com cerca de 1000 ovelhas campaniças, criadas em regime de produção biológica certificada

Créditos fotográficos: Malha Comunicação / Leandro França

Explicar de que forma aplicam os princípios da agricultura regenerativa na sua gestão foi o principal objetivo do evento promovido no sábado, 29 de Abril, pela Quinta do Freixo, situada no interior do concelho de Loulé.

O programa começou com uma visita guiada por Luís Silva, sócio-gerente da empresa, acompanhado por Gustavo Alés, presidente da associação ALE-JAB e especialista em maneio holístico e agricultura regenerativa, que colabora com a Quinta do Freixo na implementação destes princípios.

«O maneio holístico baseia-se em utilizar o gado como uma ferramenta de regeneração ambiental para tentar aumentar a produtividade fotossintética dos pastos e dos cultivos. A meta é aumentar a rentabilidade da terra, imitando a natureza», explicam os responsáveis pela quinta.

Para cumprir este objetivo, a Quinta do Freixo conta atualmente com cerca de 1000 ovelhas campaniças, criadas em regime de produção biológica certificada.

Ao longo da tarde, os participantes puderam não só ver este rebanho ao vivo, como também aceder a uma área onde já é possível constatar os resultados práticos das experiências realizadas.

Esta tem sido uma aprendizagem com um balanço bastante positivo para a Quinta do Freixo e que “pode servir como referência para outros projetos de Portugal e não só”, considera Gustavo.

 

Créditos fotográficos: Malha Comunicação / Leandro França

 

Allan Savory, criador do método de gestão holística, também se mostrou bastante agradado com o trabalho desenvolvido na Quinta do Freixo.

Allan é fundador do Savory Institute, cujo propósito é “consciencializar o mundo para a importância do maneio holístico, para salvar a civilização”, através de cursos, eventos, entre outras iniciativas educativas.

Um dos últimos eventos que a entidade organizou teve lugar precisamente na Quinta do Freixo, de 25 a 29 de Abril.

“Foram umas jornadas muito agradáveis, porque reunimos pessoas de 10 países, e foi muito bom para partilhar conhecimento. Esta partilha é muito importante, temos de nos ajudar uns aos outros e colaborar”, realça o especialista.

Segundo Allan, o instituto de que é fundador “tem alcançado progressos incríveis”.

De facto, os números são impressionantes. Com a implementação em larga escala do maneio holístico defendido pelo Savory Institute, já foram regenerados 21 milhões de hectares de terreno em todo o mundo.

A par de Allan Savory, o evento de sábado contou com a presença de Daniela Ibarra-Howell, CEO do Savory Institute, Joaquim Castelão Rodrigues, diretor regional do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, João Santana, da Direção Regional de Agricultura, Jamila Madeira, deputada do PS, José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, entre outras individualidades.

Os presentes tiveram a oportunidade de assistir ao documentário «Ganado o Desierto», vencedor de vários prémios internacionais, que, até então, só tinha sido exibido oficialmente no dia da estreia mundial, em Mérida.

Antes da projeção desta película, foi servido um jantar no restaurante da Quinta do Freixo, que incluiu ensopado de borrego de produção própria.

 

Créditos fotográficos: Malha Comunicação / Leandro França

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub