Quarteira trabalha para criar «cidadãos mais conscientes e alerta» para os temas do mar 

Centenas de alunos juntaram-se na Escola da Abelheira para abordar a temática do mar

Foto: Mariana Carriço | Sul Informação

“Salvar o mar” é o que querem os alunos e professores de Quarteira que, ao longo do ano, têm vindo a trabalhar para criar «cidadãos mais conscientes e alerta» para a preservação dos oceanos, alterações climáticas e poluição. 

Esta terça-feira, 23 de Maio, foi dia de juntar cerca de 20 turmas do Agrupamento de Escolas Laura Ayres, do pré-escolar ao ensino secundário, para, essencialmente através da arte, apresentarem os seus trabalhos sobre o mar.

«Um dos objetivos é que os alunos estejam mais alerta para estas temáticas e, pelos trabalhos, consegue perceber-se tudo o que está a ser abordado nas diferentes disciplinas: das línguas, às artes, passando pela geologia», explica ao Sul Informação Patrícia Jesus, uma das professoras responsáveis pelo projeto, à medida que nos vai mostrando a exposição.

Com esta iniciativa – que está a ser desenvolvida pelo clube de Ciência Viva da Escola Laura Ayres, no âmbito do projeto “Nós e o Mar” – a docente acredita que as escolas de Quarteira estão a trabalhar para criar «cidadãos mais conscientes» para estas temáticas.

À medida que as turmas se vão juntando no campo de Jogos da Escola da Abelheira, no primeiro andar, os alunos do 7º ano trabalham em conjunto com os do 3º numa partilha de conhecimentos e saberes.

 

Foto: Mariana Carriço | Sul Informação

 

Carolina, do 7ºD da Escola São Pedro do Mar, é uma das alunas que está a participar e que considera a atividade «muito importante para compreender melhor os temas do mar e dos animais que sofrem».

Vitória, da mesma turma, considera essencial que se passe estes ensinamentos também aos mais novos. «Agora, que já estamos num ano mais avançado, as coisas já não são apresentadas com bonecos e nós já temos mais noção de tudo. Infelizmente, não somos nós que influenciamos o que está a acontecer agora, mas podemos influenciar o que se vai passar no futuro e acredito que connosco já será diferente», diz a aluna ao nosso jornal.

Para a professora de primeiro ciclo Sandra Silva, é um orgulho ver os seus ex-alunos a ensinar os colegas mais novos. «Estes são temas que abordamos muito, também por nos encontrarmos junto à costa e ser tão importante que eles ganhem essa noção», diz, afirmando que sente que os alunos estão cada vez mais alerta para estas temáticas, «fruto do trabalho que a escola tem desenvolvido».

 

Foto: Mariana Carriço | Sul Informação

 

Esta terça-feira escreveu-se mais um capítulo do “Nós e o Mar”, mas mais atividades serão ainda desenvolvidas até ao fim deste ano letivo.

«Para a semana, no dia 30, vamos estar com seis turmas do primeiro ciclo que estão a trabalhar no projeto com profissionais de desporto, temos tido saídas de campo em articulação com o centro ambiental, mais especificamente às poças de maré, entre outras atividades», esclarece Patrícia Jesus.

O projeto “Nós e o Mar” conta com o apoio da Junta de Freguesia de Quarteira, Associação de Pais, direção do Agrupamento Laura Ayres e de empresas como o Aquashow e Joca Sports.

 

Fotos: Mariana Carriço | Sul Informação

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!



Comentários

pub