Portimão promove inclusão e convívio entre as comunidades migrantes em semana intercultural

Entre 22 e 29 de Maio, há atividades para todos

O Município de Portimão volta este ano a celebrar a inclusão, entre 22 e 29 de Maio, com mais uma edição da Semana Intercultural, na qual participarão várias comunidades migrantes existentes neste concelho. 

No sentido de estimular o diálogo entre culturas, foi preparada uma Semana com a música, a dança e gastronomia. A semana arrancou com um mix de danças do mundo promovido pela Companhia Dancenema, sob direção artística de Nilsen Jorge e a participação de cinco bailarinas que, a partir do Largo 1º de Maio, espalharam o espírito da interculturalidade pela Rua do Comércio, com a alegria e os ritmos do Irão (Nasrim Karim), Brasil (Thora Jorge), Espanha (Tiffanie Calderon), África (Catarina Duarte) e Egipto (Vera Benedito).

De forma a assinalar o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e Desenvolvimento, os utentes dos Centros de Convívio Sénior de Portimão e da Aldeia das Sobreiras experienciam também esta tarde um roteiro gastronómico, através da elaboração de receitas tradicionais do Brasil, Cabo Verde, Angola e Índia.

Para amanhã, 23 de Maio, foi marcada uma ação de sensibilização para a prevenção na saúde, que decorrerá entre as 9h00 e as 13h00 nos Centros de Convívios Sénior e Centros Comunitários do Município, dirigida à população sénior migrante.

De tarde, a partir das 14h00, o Centro de Convívio Sénior de Portimão recebe a oficina de leitura “Rua das Flores nº10 – mundo para partilhar”, livro escrito por Felicita Sala sobre comunidade, partilha e gastronomia. A história mostra como os vizinhos de um prédio, com muitas origens, partilham as suas tradições gastronómicas.

Durante a manhã do dia 25, a Escola E.B. 2,3 José Buísel dinamiza a iniciativa “Vem conhecer o meu País”, durante a qual será visualizado um vídeo elaborado por alunos e alunas naturais da Venezuela, Cuba, Senegal, Roménia e Moldávia, entre outras origens, em que os jovens falam sobre cultura, tradição, religião e demais temas identitários das suas origens. A atividade culminará com a confeção de pratos típicos, a cargo de familiares dos alunos, e exposição de artigos dos países representados.

 

 

Também nesse dia será comemorado o Dia Mundial da África, com um almoço convívio no Centro Comunitário do Bairro Cruz da Parteira, o bairro camarário que concentra a maior comunidade de migrantes originários dos países africanos de língua portuguesa, principalmente cabo-verdianos, são-tomenses e angolanos.

Do menu do almoço fazem parte pratos emblemáticos da cozinha africana, como a cachupa e o bolo de cuscuz (Cabo Verde), ou a muamba de galinha (Angola), confecionados pelos moradores do bairro, havendo ainda animação a cargo do músico angolano Xico Barata e apresentação de trajes típicos, com tecidos vistosos e cheios de cor, tão característicos dos países africanos que estarão representados.

Ainda na vertente gastronómico-cultural, o dia 27 de Maio será marcado pela iniciativa “Cozinhar com o sabor da interculturalidade”,  agendada para as 10h30 na Quinta Pedagógica de Portimão. A iniciativa é aberta a crianças entre os 5 e os 12 anos, com inscrições gratuitas, mas limitadas. Quem quiser participar deve enviar email para [email protected] até ao dia 25.

Por sua vez, as instalações da Associação ESOSA acolherão no dia 27 de Maio, a partir das 20h00, o jantar convívio “Cheiros de África”, onde será servida a muamba. As inscrições podem ser feitas até ao dia 26, através do email [email protected].

Outro dos pontos altos da Semana da Interculturalidade de Portimão é a comemoração do Dia Municipal do Imigrante e da Diversidade Cultural, instituído em 2016, que este ano é assinalado a 28 de Maio com o habitual espetáculo “Encontro de Culturas”, a realizar no auditório do Museu de Portimão, a partir das 18h00.

 

 

Música, danças e cultura de vários cantos do mundo fazem parte do programa, com atuação do Estúdio Mixdance da CAPELA, poemas africanos e cânticos senegaleses da associação ESOSA, entre outros momentos.

A anteceder o espetáculo, haverá no exterior do Museu de Portimão a apresentação dos grupos de Onda Pop e Pop Stars sob a orientação da professora Liliana Recatia, assim como uma degustação intercultural promovida pelas associações envolvidas.

Esta programação decorre a partir das 15h00 de 29 de maio, dia de inauguração da sede da All Mozambi – Associação Cultural e Recreativa de Moçambicanos e Amigos de Moçambique, com descerramento de placa evocativa, degustação de iguarias e danças africanas.

As novas instalações, situadas na Urbanização do Pimentão / Três Bicos, foram cedidas gratuitamente pelo Município de Portimão, com o propósito de divulgar o património cultural de Moçambique e os interesses dos moçambicanos, principalmente ao nível da sua integração e inserção.

Por fim, decorrerá na sede da Associação ESOSA a mesa-redonda “À conversa com…”, marcada para as 16h30 de 29, para a qual foram convidados representantes das instituições locais e migrantes, que irão contribuir com o seu olhar e experiência sobre o que é “Acolher…”, com moderação a cargo de Paula Medeiros, coordenadora do CNAIM Algarve.

A atividade integra um workshop de partilha de boas práticas e estímulo a novas propostas de dinâmicas que aperfeiçoem/melhorem o acolhimento de migrantes.

As inscrições são gratuitas, até 27 de maio, e devem ser feitas através do email [email protected]

Toda esta programação, organizada no âmbito do Plano Municipal para a Integração do Imigrante, conta com a colaboração das três associações de migrantes atualmente a funcionar em Portimão: CAPELA – Centro de Apoio a População Emigrante de Leste e Amigos; All Mozambi – Associação Cultural e Recreativa de Moçambicanos e Amigos de Moçambicanos; e ESOSA – Associação Africana.

 



Comentários

pub