Fortaleza de Sagres assinala Dia da Europa

O Promontório de Sagres foi distinguido com a Marca do Património Europeu (MPE) em 2015

Foto: Arlindo Homem

A Direção Regional de Cultura do Algarve vai assinalar, na próxima terça-feira, 9 de Maio, o Dia da Europa com a atividade “Marca do Património Europeu – Mapa de Valores”, na Fortaleza de Sagres. 

A iniciativa realiza-se das 10h30 às 12h00 e das 14h30 às 16h00. Trata-se de uma iniciativa de entrada gratuita e aberta ao público em geral.

O Dia da Europa assinala o aniversário da histórica Declaração Schuman, assinada a 9 de Maio de 1950, que expõe a visão de Robert Schuman, um dos pais fundadores da Europa comunitária, através de um plano colaborativo para garantir a estabilidade e a paz duradoura na Europa do Pós-Guerra.

Este plano levou à criação da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço, que deu origem da atual União Europeia.

O Promontório de Sagres foi distinguido com a Marca do Património Europeu (MPE) em 2015.

Atualmente, o projeto Marca do Património Europeu integra um total de 60 bens patrimoniais que representam marcos simbólicos na trajetória comum e partilhada na formação da Europa e da União Europeia.

A proposta de atividade “Marca do Património Europeu – Mapa de Valores” tem como objetivo dar a descobrir os valores humanistas que o projeto MPE promove, e o que liga o Promontório de Sagres a outros tantos sítios patrimoniais espalhados pela Europa.

 



Comentários

pub