Portimão assinala Dia Mundial da Língua Portuguesa com música e apresentação de livro

No dia 5 de Maio

A Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, em Portimão, vai comemorar o Dia Mundial da Língua Portuguesa com a atuação do Ensemble de Câmara da Academia de Portimão, marcado para 5 de Maio, e apresentação no dia seguinte do livro de poemas “Casa e Logradouro”, da autoria de Aurelino Costa.

O poeta, nascido em Argival no ano de 1956, é licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra e exerce advocacia, tendo colaborado em várias publicações coletivas de literatura, desde revistas a antologias.

Autor dos livros “Poesia Solar”, “Raiz do Tempo”, “Pitões das Júnias”, “Amónio”, “Na Terra de Genoveva”, “Domingo no Corpo” e “Gadanha”, nomeado para o Prémio Autores SPA/2019, na categoria de Literatura – Melhor Livro de Poesia, também se tem destacado enquanto intérprete–dizedor de poesia, nomeadamente em recitais e concerto levados a cabo um pouco por todo o país.

Possui variada discografia, onde diz poesia portuguesa em parceria musical com o maestro António Victorino D’Almeida, além de ter sido narrador em “Miguel Cervantes & las Músicas del Quixote”, com a Hespéron XXI, sob direção de Jordi Savall, sem esquecer o facto da soprano Arianna Savall ter gravado com a sua voz poemas de Aurelino Costa.

Segundo o escritor Válter Hugo Mãe, «a poesia de Aurelino Costa é braçal e tem que ver com as coisas da terra. Quero dizer, há gente, lugares, casas e bichos que nos remetem para a memória de uma sobrevivência sem máscara nem prótese. Tudo é demasiado real e a sua nostalgia apenas sublinha o quanto nos afastamos daquela que parece ser a nossa própria natureza. Tudo nestes versos é de ouro. Um ouro que nos acaba. A menos que a poesia, por tão grande utopia, nos salve um dia».

 

 

No concerto do dia 5 de Maio, agendado para as 19h00 na sala multiusos da Biblioteca Municipal de Portimão, o Ensemble de Câmara da Academia de Música de Portimão, constituído por alunos do 8º grau/12ºano e composto por piano, flauta transversal, saxofone e trompete, apresentará um repertório musical variado, vai intercalar a música clássica e contemporânea com a palavra.

Ainda no dia 5 será inaugurada, às 18h00, uma exposição com alguns volumes da coleção de clássicos da literatura portuguesa, encadernados em couro, da editora Sá da Costa, que ficará patente na Biblioteca Municipal de Portimão até 26 de Maio.

Os livros fazem parte de uma doação da família de Rui Pragana dos Santos à Biblioteca, estando presente na inauguração a sua filha, Maria da Conceição Pragana dos Santos.

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!



Comentários

pub