Museu Municipal de Loulé já faz parte da NEMO

NEMO foi fundada em 1992

O Museu Municipal de Loulé é o mais recente membro da NEMO (Network of European Museum Organizations).

A estrutura cultural louletana passa agora a fazer parte desta rede apoiada pelo Europa Criativa e que conta atualmente como membros representantes de mais de 30 mil museus, em 40 países europeus.

Fundada em 1992 como uma rede independente de organizações de museus nacionais que representam a comunidade de museus dos estados membros do Conselho da Europa, a NEMO agrega ainda organizações não-governamentais ligadas ao setor numa escalar nacional, estruturas governamentais nacionais responsáveis pelos museus, redes que representam mais de um museu, organizações individuais e áreas de negócios ligados ao setor dos museus.

O Museu Municipal de Loulé junta-se assim a outras entidades portuguesas como o Centro de Arte Oliva, General Direction Cultural Heritage Portugal (DGPC), Grupo dos Amigos do Museu Nacional de Arqueologia (GAMNA), ICOM Portugal, Museu Municipal Carlos Reis, Sesimbra Maritime Museum e The Air Museum.

Promover o trabalho destas entidades e valor junto dos decisores políticos, proporcionando aos museus formação, informação, networking e oportunidades de colaboração são os principais objetivos da NEMO.

O seu papel assenta nos quatro valores em torno dos quais se desenvolve o trabalho dos museus: os valores sociais, educativos, económicos e patrimoniais.

Em Outubro de 2022, Loulé acolheu a conferência anual da NEMO, sob o mote “A inovação começa a partir de dentro: Museus resilientes em tempos de disrupção”, tendo sido a segunda cidade portuguesa a receber este evento, depois de Lisboa.

 



Comentários

pub