Loulé recebe Prémio Sophia com “Filmes com Estrelas – Cinema Português ao Ar Livre”

“Filmes com Estrelas” procura promover a sétima arte lusófona, em espaços ao ar livre, junto da população das várias freguesias louletanas

“Filmes com Estrelas – Cinema Português ao Ar Livre” valeu à Câmara Municipal de Loulé uma distinção nos Prémios Sophia.

A direção da Academia Portuguesa de Cinema atribuiu o prémio na categoria de “Arte & Técnica” a esta iniciativa organizada pelo Loulé Film Office, durante os meses de verão.

Criado em 2015, “Filmes com Estrelas” procura promover a sétima arte lusófona, em espaços ao ar livre, junto da população das várias freguesias louletanas, com principal ênfase nas zonas rurais e do interior.

Com entrada livre, o evento pretende preencher as noites quentes de Julho a Agosto com momentos de lazer, ao levar filmes a aldeias e lugares sem salas mas que encontram em “palcos naturais” o local ideal para a sua realização.

O cartaz é composto exclusivamente por produções portuguesas de anos mais recentes. Este é também um evento que contribui para promover a coesão territorial, estendendo às zonas mais afastadas dos polos urbanos um pouco da atividade cultural.

Ao longo dos anos, o público teve oportunidade de assistir a filmes como “José e Pilar”, “Snu”, “Gabriel”, “Listen”, “Um Filme em forma de assim”, “Terra Nova”, “A Metamorfose dos Pássaros”, “Pedro e Inês” ou “Bem Bom”, entre outros, em diferentes sessões que contaram com presença de realizadores e atores louletanos.

Instituídos em 2012, um ano após a criação da Academia Portuguesa de Cinema, os Prémios Sophia são atribuídos, anualmente, com o objetivo de reconhecer a melhor produção nacional.

«Este prémio é destinado a distinguir os profissionais que deram um valioso contributo para as Artes Cinematográficas em Portugal no último ano. É por isso, com enorme orgulho, que recebemos este reconhecimento», sublinham os responsáveis municipais.

 

 



Comentários

pub