Investigador da UAlg apresenta “Culatra2030″ na “Ocean Week” em Bergen

Projeto será apresentado no dia 18 Abril, entre as 12h00 e as 13h00

André Pacheco, investigador do Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA) da Universidade do Algarve (UAlg), vai integrar uma delegação de Portugal à Noruega para participar na Ocean Week, que decorre entre 15 e 21 de Abril, em Bergen, onde irá apresentar a iniciativa Culatra2030 – Comunidade de Energia Sustentável.

«A visita da delegação de Portugal à Noruega pretende dar a conhecer a cooperação bilateral em curso entre estes dois países no que se refere ao oceano azul e sustentável; discutir as sinergias com as áreas de crescimento azul e ambiente, bem como identificar boas práticas e oportunidades para cooperação futura», explica a Universidade do Algarve

Um dos pontos altos da iniciativa decorreu a 15 de Abril, com o regresso do veleiro norueguês Statsraad Lehmkuhl a Bergen, depois de, em Agosto de 2021, ter iniciado uma viagem de circunavegação de 20 meses ao redor do planeta – a One Ocean Expedition. Este regresso marcou o início da The One Ocean Week – uma semana repleta de conferências, workshops e atividades relacionadas com o Mar, investigação marinha e oceanos sustentáveis.

Durante esta Expedição Oceânica, o Statsraad Lehmkuhl fez duas escalas em Portugal.

Em nota, a UAlg refere que a One Ocean Expedition faz parte da década da ciência oceânica para o desenvolvimento sustentável da ONU.

«O principal objetivo foi chamar a atenção e partilhar conhecimento sobre o papel crucial do oceano para o desenvolvimento sustentável numa perspetiva global».

O projeto CULATRA 2030 será apresentado no dia 18 Abril, entre as 12h00 e as 13h00, num painel dedicado às “Sinergias entre Crescimento Azul e Ambiente – Um caminho comum para o Pacto Ecológico Europeu”.

Este projeto é coordenado pela Universidade do Algarve, em parceria com a Associação de Moradores da Ilha da Culatra, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve) e o Município de Faro. O CULATRA 2030 foi selecionado pela Comissão Europeia como a iniciativa exemplo da estratégia de especialização inteligente no Algarve.



Comentários

pub