“Aquedutos de Portugal – Água e Património” chegam ao Museu do Traje de São Brás de Alportel

Estudo e levantamento fotográfico de 21 dos mais antigos aquedutos portugueses

A exposição temporária “Aquedutos de Portugal – Água e Património” da autoria de Pedro Inácio, está agora patente até ao final de Maio no Museu do Traje de São Brás de Alportel.

Esta exposição itinerante visa a divulgação, nacional e internacional, da arte e do engenho dos aquedutos dentro do âmbito do Património Cultural da Água.

As fotografias que integram a presente exposição resultam do estudo e do levantamento fotográfico de 21 dos mais antigos aquedutos portugueses.

Em resultado da herança cultural romana, assente nos conhecimentos de arquitetura e engenharia hidráulica, foram construídos, séculos mais tarde, no nosso território, importantes sistemas de abastecimento de água gravíticos, fundamentais para o desenvolvimento e progresso de inúmeras vilas e cidades portuguesas.

Entre os aquedutos selecionados apenas o de Conímbriga foi construído, no século I d.C., durante o Império Romano.

Os restantes, alguns classificados como Património Mundial, remontam aos séculos XVI, XVII, XVIII e XIX.

Esta mostra fotográfica itinerante tem sido apresentada em diferentes equipamentos culturais contribuindo para divulgar, nacional e internacionalmente, a arte, o engenho e a missão deste importante Património Cultural da Água.

Nesse contexto, é com muito prazer que o Museu da Água da EPAL apresenta a exposição de fotografia “Aquedutos de Portugal-Água e Património”, no Museu do Traje de S. Brás de Alportel, depois de ter sido apresentada no Museu de Portimão.

Pedro Inácio nasceu em Lisboa, é licenciado em Ciências Históricas pela Universidade Lusíada de Lisboa, mestre em Museologia e Património pela Universidade Nova de Lisboa. Tem ainda uma pós-graduação em Direito de Património Cultural pela Faculdade de Direito de Lisboa.

É museólogo e investigador na área do Património Cultural da Água, bem como conservador do Museu da Água da EPAL.

Vice-presidente da Direção da APOM-Associação Portuguesa de Museologia, vice-presidente da Assembleia Geral da APAI-Associação Portuguesa de Arqueologia Industrial.

Autor de vários artigos relacionados com o Património Cultural da Água.

Tem dois livros editados: “Aquedutos de Portugal, arte e património”, pela EPAL em 2011, e “Património Cultural da Água- roteiro de aquedutos”, pela Câmara Municipal de Mafra, em 2021, o qual contou com o apoio institucional da Comissão Nacional da UNESCO.

Realizou diversas exposições de fotografia dedicadas aos antigos sistemas de abastecimento de água, em Portugal e no estrangeiro, nomeadamente na Argélia, Coreia do Sul, Espanha, EUA, França e Roménia.

A exposição virtual no Museu do Traje de São Brás de Alportel está disponivel clicando aqui.

 



Comentários

pub