Seleção nacional de BMX “dominada” por algarvios tem desempenho «auspicioso» em Espanha

Sete dos nove ciclistas selecionados vieram do Algarve

Seleção Nacional de BMX

Leonardo Carmo e Lourenço Hartel, atletas da Team BMX de Quarteira, estiveram em bom plano na Taça de Espanha de BMX, que se disputou este fim de semana em Múrcia e representou «uma experiência positiva» para a seleção nacional, dominada por atletas do Algarve (sete em nove), cujo desempenho foi «auspicioso».

Ao longo das duas rondas da competição espanhola, os jovens ciclistas «portugueses conseguiram passar as primeiras fases de qualificação, chegando às meias finais em todas as categorias em que competiram», segundo a Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC).

«Destacou-se o cadete Leonardo Carmo, sétimo na prova de sábado e oitavo no domingo. Na mesma categoria, Lourenço Hartel esteve perto das finais, sendo o nono classificado nas duas etapas», revelou a mesma entidade.

A júnior portuguesa Rita Xufre foi uma das quatro participantes na prova de categoria absoluta, juntando ciclistas de elite e juniores.

A atleta de Setúbal foi terceira classificada nos dois dias e, apesar da juventude, Alexandre Almeida, o selecionador nacional, ficou satisfeito: «adaptou-se bem à categoria júnior, andou sempre na luta».

 

 

Menção ainda para o júnior Bernardo Rocha, também da Team BMX de Quarteira, que competiu na categoria absoluta e foi nono em ambos os dias.

«Revelou falta de ritmo, devido a uma lesão recente. Entrava na reta da meta em condições de apurar-se para a final e morria na praia, baixando de terceiro a quinto, por falta dessa condição física», explicou Alexandre Almeida.

Os juniores Édi Barradas e Rita Xufre (Núcleo Bicross de Setúbal/Knowledge Inside), Bernardo Rocha (Team BMX de Quarteira) e Martim Almeida (Clube Bicross de Portimão), os cadetes Guilherme Paixão e Sebastian Ellis (Clube Bicross de Portimão), Leonardo Carmo e Lourenço Hartel (Team BMX de Quarteira) e o juvenil André Muller (Clube Bicross de Portimão) foram os nove atletas que representaram Portugal na prova espanhola.

O selecionador nacional ficou satisfeito com a prestação de todos, «numa pista que não nos beneficia, pois exige um arranque em grande potência e porque ainda estamos numa fase prematura da preparação. Os desempenhos são, no entanto, motivadores e dão moral para termos objetivos mais ambiciosos nas próximas participações internacionais».

Noutra prova de ciclismo, a Taça de França de BTT, também esteve em destaque uma algarvia, Raquel Dias (Extremosul/Alísios/CA Terras do Arade), que foi 5ª classificada na corrida internacional júnior.

Depois de «uma primeira volta menos conseguida», a atleta messinense  «fez uma corrida de superação e foi subindo na classificação geral, até fechar a prova no quinto lugar», segundo a FPC.

Pedro Vigário, selecionador nacional de BTT, referiu, após a prova, que foi «uma corrida muito consistente» das três corredoras portuguesas que nela alinharam – Beatriz Guerra (3ª) e Marta Carvalho (13ª), além de Raquel Dias.

«A Beatriz esteve sempre na disputa das primeiras posições. A Raquel fez uma boa prova, de trás para a frente. A Marta também esteve bem, mas viu o desempenho prejudicado por um problema mecânico, um pau que lhe danificou a mudança logo no início da prova», analisou.

 

 



Comentários

pub