Câmara de Faro ajuda ACTA com 65 mil euros

Este ano, a companhia de teatro ficou de fora do financiamento do Programa de Apoio Sustentado da Direção-Geral das Artes (DGArtes)

Foto: Pablo Sabater | Sul Informação

A Câmara de Faro aprovou um apoio financeiro de 65 mil euros à ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve para reforço do financiamento à programação do Teatro Lethes.

A aprovação deste subsídio ocorreu na reunião do passado dia 27 de Março.

A necessidade deste apoio decorre do facto de o Teatro Lethes integrar a Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP) e, nessa sequência, ter sido apresentada candidatura ao programa de apoio à programação dos teatros e cineteatros da DGArtes para o período de 2022 a 2025.

A Companhia de Teatro do Algarve é, também, a responsável pela gestão e programação do Teatro Lethes, em regime de contrato de comodato celebrado a 5 de Outubro de 2012, tendo, ainda, sido efetivado, no mês de Janeiro, um acordo de cooperação para o desenvolvimento cultural entre o Município de Faro e a companhia teatral.

«Todos estes apoios nos permitem salientar a importância desta companhia, nomeadamente no que toca à promoção da cidadania e do teatro, destacando que as experiências artísticas são fatores fundamentais para a formação», explica Rogério Bacalhau, presidente da Câmara de Faro.

O autarca reforça o papel da ACTA como «agente promotor do desenvolvimento educativo e cultural do concelho, bem como do bem-estar da sua população, através da implementação de ações e estratégias que aliem a criatividade, o empreendedorismo social e cultural, o multiculturalismo, a não-violência e a proximidade do município aos seus cidadãos».

Este ano, a companhia de teatro ficou de fora do financiamento do Programa de Apoio Sustentado da Direção-Geral das Artes (DGArtes). 

Rogério Bacalhau garantiu, desde o início, que «tudo faria para continuar a apoiar a ACTA, de modo a poder garantir-se a abertura do Teatro Lethes, sede da companhia e membro da Rota Europeia de Teatros Históricos».

A companhia de teatro algarvia também já obteve um financiamento anual no valor de 50 mil euros.

 



Comentários

pub