Nautitours com ambiente e gastronomia vence concurso Guadiana Lab do Choose Guadiana

Prémios do concurso de ideias foram entregues a 24 de Janeiro

Foto: Nautiparque

São atividades marítimo-turísticas, mas são diferentes das outras. O projeto da Nautitours, que quer promover experiências que respeitam os valores culturais, ambientais  e gastronómicos locais, venceu o concurso de ideias Guadiana Lab, do projeto Choose Guadiana, promovido pela associação Odiana, com o apoio dos municípios de Alcoutim, Castro Marim e Vila Real de Santo António (VRSA), e contando com financiamento do Programa Operacional CRESC Algarve2020.

O prémio, de 2500 euros, foi entregue em Castro Marim, durante a sessão de encerramento do Choose Guadiana, um projeto que «foi um compilar de diversas atividades em prol do rio Guadiana, da promoção do rio e da capacitação de todos os empresários que, com o rio e em volta do rio, trabalham», disse Catarina Cavaco, diretora executiva da Odiana.

A ideia apresentada pela empresa Nautiparque, uma das cinco apresentadas a concurso e uma das três que chegou à fase final, «cativou o júri, por ser algo diferente do que estamos habituados aqui no território, ao terem atividades náuticas de acordo com toda a economia azul e a economia verde, com a sustentabilidade, tendo patente as alterações climáticas. E precisamos de ter isso bem presente nos dias de hoje para termos um melhor futuro amanhã», acrescentou a mesma responsável.

 

Cláudio Tenório

 

Para Cláudio Tenório, da Nautiparque, este prémio, «é um empurrão, um reconhecimento das nossas ideias, daquilo que nós queremos fazer e da forma como queremos trabalhar».

«Queremos ser um elemento diferenciador em termos de náutica e fugir um pouco àquilo que já é feito. Para nós, é muito interessante ganhar o prémio, porque acaba por ser a valorização das nossas ideias e da nossa forma de trabalhar», reforçou.

Com o Nautitours, os vencedores do concurso Guadiana Lab propõem-se a a englobar «as várias realidades que temos, sempre em torno da náutica, com muito cuidado com a parte ambiental, cultural, a parte histórica de VRSA e do rio e o valor científico em torno de tudo isto. Também queremos incluir a Dieta Mediterrânica e fazer experiências náuticas, mas inclusivas».

«Não queremos fazer um simples passeio de barco, um simples aluguer de uma canoa. Queremos que as pessoas desfrutem de uma série de coisas em simultâneo: que façam o passeio, mas acompanhados por alguém que conhece a zona e que tem conhecimentos fundamentados que lhe permitam explicar às pessoas onde estão, o que estão a ver, a história dos lugares. A isto, junta-se uma componente gastronómica, com degustação de produtos regionais, alguns deles quase exclusivos aqui de VRSA», acrescentou Cláudio Tenório.

 

 

O concurso de ideias Guadiana Lab, que visou «estimular a inovação, empreendedorismo e qualificação do tecido empresarial», foi uma das muitas ações levadas a cabo ao longo dos últimos, no âmbito do projeto Choose Guadiana, que começou em 2018 e envolveu cerca de 30 empresas ou entidades com atividades ligadas ao rio.

O projeto encontra-se estruturado em torno de quatro eixos principais de atuação, que exploram o papel do mar e do rio Guadiana enquanto: fonte para a capacitação e qualificação das PMEs; fonte de atividade económica e investimento empresarial; fonte de inovação para novos produtos e serviços; e enquanto destino de eleição na fileira náutica e desportiva.

A participação no Salão Náutico de Barcelona, ações de capacitação, visitas a uma sanilicultura em Cadiz, à Barragem do Alqueva e ao Centro de Alto Rendimento de Foz Coa, a identificação dos seis cais existentes no rio entre VRSA e Alcoutim, um guia náutico e o Guadiana Weekend foram algumas das outras atividades realizadas.

 

Catarina Cavaco – Foto: Hugo Rodrigues | Sul Informação

 

No final, as três dezenas de aderentes – «se fosse hoje o início, não seriam só 30, haveria certamente 40 ou 50, por causa do passa-palavra -, fizeram um balanço «bastante positivo». Já Catarina Cavaco fala em objetivos atingidos e de resultados «bons e concretos» do projeto.

«Os empresários já estão a ver alguns dos resultados do projeto refletidos no seu negócio, nomeadamente através do Guadiana Weekend, que foi um fim de semana em que promovemos atividades relacionadas com o rio, gratuitas, mas em que o passa-palavra já permitiu que as empresas fossem contactadas por algumas dessas pessoas, para usufruírem dessas experiências», acrescentou.

O Choose Guadiana é um projeto promovido pela Associação Odiana, apoiado pelos Municípios de Alcoutim, Castro Marim e Vila Real de Santo António, apresentado ao Aviso ALG-53-2018-22 financiado pelo Programa Operacional CRESC ALGARVE 2020 (SIAC Qualificação– 60%).

 

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub