Morreu Falcão Marques, antigo presidente do PS Faro

O velório e o funeral terão lugar amanhã, em Faro e Évora, respetivamente

João Falcão Marques, antigo presidente do PS farense e durante muitos anos deputado na Assembleia Municipal de Faro, eleito pelos socialistas, morreu ontem, quinta-feira, em Faro, aos 76 anos.

O corpo do político e empresário, que se estabeleceu como mediador de seguros na capital algarvia, após anos como alto quadro da Allianz Portugal, vai estar em velório na Igreja dos Capuchos amanhã, sábado, dia 18, a partir das 9h30.

Às 11h30 de amanhã, terá lugar a celebração da palavra, na mesma igreja, com o funeral a sair de Faro às 12h00, para o Cemitério dos Remédios, em Évora, onde decorrerá uma celebração, às 15h00, e o funeral, às 16h00.

O anúncio foi feito pelo seu filho, João Marques, na rede social Facebook, que descreveu o pai com as palavras «Amor, Família, Lealdade, Valores, Princípios, Solidário, Amigo, Convicto, Democrata e Justo».

A Câmara de Faro já veio a público manifestar «o mais profundo pesar pelo falecimento de João Manuel Falcão Marques».

«Pessoa de carácter e convicções, Falcão Marques foi profundamente empenhado na sua participação cívica e social, tendo contribuído decisivamente para vários projetos que são ainda hoje importantes conquistas para o município, tendo sido exemplar na dedicação e abnegação com que sempre assumiu os seus compromissos cívicos e políticos e no carinho que sempre manifestou pela nossa cidade», elogiou a autarquia.

Natural da Maia (Porto), onde nasceu a 1 de Outubro de 1946, João Manuel Falcão Marques foi o segundo de cinco irmãos e residiu durante vários anos em Évora, cidade onde viria a casar com Domítilia Godinho Marques e onde nasceram os seus dois filhos, Nuno e João.

Antes, tinha cumprido três anos de serviço militar na Guerra do Ultramar, na Guiné, como alferes miliciano, «experiência marcante na sua vida e da qual regressou inteiramente convicto dos ideais de liberdade e soberania dos povos, causa à qual aderiu de forma profunda e desinteressada», segundo a Câmara de Faro.

Já em Évora, começou por trabalhar na repartição de Finanças da cidade, tendo ingressado posteriormente como profissional de seguros na Mundial Confiança, atividade profissional na qual cresceu e a que dedicou praticamente toda a carreira.

A partir de 1981, chegou a Faro para dirigir a Portugal Previdente no Algarve, tendo participado de forma empenhada no processo de fusão desta com várias outras seguradoras que vieram a formar a Allianz Portugal.

Com a sua vida familiar estabelecida em Faro, Falcão Marques destacou-se como alto quadro desta empresa e diretor comercial, abrangendo na sua atividade as zonas de Portalegre, Seixal, Castelo Branco, Évora, Beja, Algarve e ilha da Madeira, até à sua reforma em 2003, regiões que ficou a conhecer profundamente e às quais se manteve sempre fortemente ligado também por razões familiares.

A partir de 2003, após a saída da companhia, estabeleceu-se como mediador de seguros em Faro, tendo ao longo do seu percurso formado inúmeros jovens para esta área de atividade e contando como clientes inúmeras pessoas e empresas da cidade e da região, além do próprio Município de Faro.

Continuou a trabalhar como profissional de seguros até se afastar mais definitivamente em 2019, sendo o filho João Marques o rosto da continuidade do projeto.

Paralelamente à sua vida profissional, desde muito se cedo se interessou pelas causas cívicas e combates do Partido Socialista, em que militou até ao seu falecimento, tendo-se destacado como presidente da Federação do PS de Évora e da concelhia do PS Faro.

Foi também deputado na Assembleia Municipal de Faro durante três mandatos, desde 1998 a 2009, «cargo que sempre desempenhou em prol dos melhores interesses do concelho».

 



Comentários

pub