Janeiro foi um mês quente apesar da onda de frio nos últimos dias

O mês de janeiro de 2023 foi considerado o 3º mais quente na Europa e o 7º no Globo

Anomalia da temperatura do ar à superfície para Janeiro de 2023 em relação à média para o período 1981-2010. Fonte: Copernicus Climate Change Service/ECMWF

Janeiro de 2023 foi o 3º mais quente mês de Janeiro da Europa de sempre. Em Portugal Continental, a situação foi igual, apesar do frio que chegou a partir de dia 26.

Os dados são do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que anunciou que, na Europa, «o valor médio da temperatura média foi 2.64 °C superior ao valor normal 1981-2010».

Grande parte da Europa teve temperaturas do ar acima da média. As regiões dos Bálcãs, da Europa Oriental, da Finlândia e do noroeste da Rússia «registaram temperaturas muito acima da média».

Em contraste, registaram-se «temperaturas mensais inferiores à média em alguns locais da Península Ibérica, na Groenlândia, na Islândia e no norte da Rússia», como se pode ver na figura acima.

A nível global, Janeiro foi 0.44 °C mais quente do que a média de 1981-2010, correspondendo ao 7º Janeiro mais quente, a par com 2018 e 2021.

Em relação à precipitação na Europa, em Janeiro, verificaram-se condições mais húmidas que o normal em grande parte do continente, em particular no norte da Península Ibérica, Itália e dos Balcãs, ao norte até à Escandinávia.

Por outro lado, verificaram-se condições mais secas que o normal no leste da Espanha, Turquia e na região do Mar Negro, bem como partes do noroeste da Rússia.

Em Portugal continental, o mês de Janeiro passado classificou-se como quente em relação à temperatura do ar e normal em relação à precipitação.

 

Neste mês, em Portugal continental, o valor médio da temperatura média do ar foi 9.14 °C, 0.33 °C acima do valor normal.

O valor médio da temperatura máxima do ar, 13.84 °C, foi +0.75 °C superior à normal; o valor da temperatura mínima do ar, 4.45 °C foi muito próximo do valor normal (-0.09 °C).

Durante o mês, verificou-se alguma variabilidade dos valores de temperatura do ar, sendo de salientar valores de temperatura «quase sempre acima da normal mensal» no período de 7 a 17 e nos dias 20 e 21, com dias e noite quentes para a época.

A partir do dia 22, registou-se uma descida acentuada da temperatura em especial da mínima, com ocorrência de noites frias; o valor médio da temperatura minima nos dias 26, 30 e 31 foi inferior a 0°C.

Em relação à precipitação, o mês de Janeiro foi normal, com um total de precipitação de 104.1 mm que corresponde a 89% do valor normal.

Durante o mês. o IPMA salienta os episódios de precipitação que se verificaram nos dias 1, 7 e 8 e 16 e 17, com ocorrência de períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes forte, em especial nas regiões do Norte e Centro do território.

De acordo com o índice de seca PDSI, apenas as regiões do Baixo Alentejo e Algarve se encontram na situação de seca fraca, área que voltou a registar um ligeiro aumento desde Dezembro.

 

 



Comentários

pub