Projeto “Brincar Seguro Correndo Riscos” continua este ano com várias atividades

E começa já no dia 28 de Janeiro

“Brincar Seguro Correndo Riscos” regressa este ano para a 8.ªedição que começa já no próximo passo, 28 de Janeiro, entre as 10h30 e as 12h30, no parque poente da Marina de Albufeira.

Com a realização desta iniciativa, o Município de Albufeira pretende incentivar as brincadeiras ao ar livre, fomentar a socialização entre crianças e adultos, estimular o sentido de comunidade e o respeito pela natureza e o espaço público.

José Carlos Rolo, presidente da autarquia, sublinha que a brincadeira ao ar livre serve para estimular a criança de forma sensorial, colocando-a em pleno contacto com a natureza.

«É importante crescer com a oportunidade de subir às árvores e cair, rebolar no chão, lutar de brincadeira», diz, realçando que ao promover atividades e brincadeiras ao ar livre, o Município pretende demonstrar que «não há necessidade de dispor de materiais específicos ou muito elaborados, ou mesmo infraestruturas específicas, como parques infantis, para que as crianças deem azo à sua criatividade e se divirtam a brincar».

 

 

Cláudia Guedelha, vereadora responsável pelo pelouro da Educação, refere, por sua vez, que «o desenvolvimento físico, mental e social das crianças carece de novos incentivos para além das tecnologias, que passam, sobretudo, pelas brincadeiras ao ar livre, como forma de estimular a criatividade e promover o convívio entre diferentes gerações».

A responsável realça que o projeto “Brincar Seguro Correndo Riscos” pretende potenciar competências como a confiança, a resiliência e a criatividade.

O projeto contribui para promover a estimulação sensorial dos mais novos, colocando-os em contacto com a natureza e o meio urbano, através da realização das brincadeiras de antigamente, organizadas em família, de forma descontraída, mas sempre com as preocupações de segurança asseguradas.

A próxima atividade está agendada para o dia 25 de Fevereiro, em local a anunciar.



Comentários

pub