Portimão volta a pôr “Diabetes em Movimento”

A diabetes, cujo Dia Mundial se assinala a 14 de Novembro, é um dos principais problemas de saúde pública de Portugal

Uma nova edição do programa “Diabetes em Movimento” arrancou no passado dia 10 de Janeiro, em Portimão. 

Este projeto comunitário dirigido às pessoas com diabetes tipo 2 é coordenado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), através do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física e do Programa Nacional para a Diabetes.

Numa primeira fase, a iniciativa decorre até Junho, decorrendo as sessões no Pavilhão Gimnodesportivo de Portimão, sempre às segundas, quartas e sextas-feiras, com dinamização a cargo de profissionais de exercício físico e enfermeiros.

Este programa «representa um esforço articulado da comunidade para proporcionar uma solução concreta e efetiva de atividade física para o segmento da população a que se destina, sendo a participação gratuita, mediante referenciação pelos médicos e enfermeiros do Centro de Saúde e do Hospital de Portimão».

A coordenação nacional deste programa, que fará uma pausa no período de Verão para ser retomado em Outubro, é realizada pela Direção-Geral da Saúde através do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física e do Programa Nacional para a Diabetes.

A diabetes, cujo Dia Mundial se assinala a 14 de Novembro, é um dos principais problemas de saúde pública de Portugal, onde existe cerca de um milhão de pessoas com esta doença crónica, constituindo a atividade física um dos pilares do tratamento, ao melhorar o controlo metabólico, reduzir o risco cardiovascular e aumentar a funcionalidade e a qualidade de vida.

A Câmara Municipal de Portimão, a Administração Regional de Saúde do Algarve – ACES Algarve II Barlavento e o Centro Hospitalar Universitário do Algarve são entidades parceiras desta iniciativa.

 



Comentários

pub