Três árvores monumentais do Algarve são candidatas a Árvore do Ano 2023

Vote na sua árvore preferida

A azinheira de Alportel, em São Brás de Alportel, a oliveira real de Pedras d’El Rei (Tavira) e a oliveira milenar da quinta do Morgado do Quintão, em Lagoa, são os três espécimes do Algarve candidatos a Árvore do Ano 2023.

Além destas árvores algarvias, há ainda exemplares de outras regiões: o carvalho de Calvos (Póvoa de Lanhoso), o castanheiro gigante de Guilhafonso (Guarda), o eucalipto de Contige (Sátão), o metrosídero ou árvore-de-fogo de Mafra, a oliveira de Casais de São Brás (Santarém), a oliveira dos Faraós, de Mouriscas (Abrantes), e ainda o plátano do Palácio Anadia (Mangualde).

A azinheira (Quercus rotundifolia) de Alportel tem cerca de 250 anos, 17 metros de altura e 5 metros de perímetro de tronco.

A fama da Azinheira de Alportel ultrapassa os limites do concelho de São Brás de Alportel. Devido ao seu notável porte, foi classificada como Árvore de Interesse Público em 1942.

De idade multissecular, ela tem uma relação íntima com a comunidade. É fonte de bolotas, que as famílias comiam, por tradição, no Natal e que é o alimento por excelência do porco, porém, o seu papel de maior relevo é enquanto “palco” de inúmeros momentos de alegria, convívio, aprendizagem e comunhão com a Natureza.

 

 

A Oliveira de Lagoa (Olea europaea), que deve ter cerca de 2000 anos, situa-se no Morgado do Quintão, numa quinta dedicada à produção de vinho e, hoje em dia, ao enoturismo, que está nas mãos da mesma família há 300 anos.

Tem 7 metros de altura e outros tantos de perímetro.

A oliveira real do Aldeamento Pedras d’el Rei em Tavira tem 2226 anos. Plantada no tempo dos romanos, é contemporânea de Jesus Cristo, alimentou e alumiou diversos povos que por aqui passaram, tendo sido muitas as batalhas que testemunhou.

O seu grande tronco retorcido revela as marcas deixadas pelo tempo, a parte interior é oca e deu lugar a um espaço circular com 1,30m de diâmetro. Foi classificada como árvore de interesse público em 1984.

A árvore com mais votos irá representar Portugal no concurso europeu «Tree of the Year 2023».

Os votos ficam secretos a partir do dia 1 de janeiro. Pode votar até ao dia 5 de janeiro, às 23h59, clicando aqui.

A árvore vencedora será anunciada no dia 6 de Janeiro.

 

 

 



Comentários

pub