Na Rua de São Luís, a chuva deixou o «terror»

A rua de São Luís foi uma das zonas mais afetadas pela forte chuva que caiu ao início da manhã em Faro

Foto: Pedro Lemos | Sul Informação

Alexandre Luz e Halyna Kropyva são vizinhos, na Rua de São Luís, em Faro. Ele tem uma clínica dentária, ela um cabeleireiro. Quando chegaram às suas lojas, ao início da manhã desta segunda-feira, 5 de Dezembro, encontraram o mesmo «cenário de terror». A chuva inundou ambos os estabelecimentos, deixando danos avultados. 

Alexandre não consegue esconder as lágrimas: «quando aqui cheguei, às 8h00, estava já tudo inundado», diz, emocionado, à entrada da sua clínica, a Blue Dental.

«Abri as portas e isto parecia um rio. Foi muito complicado, na rua também havia carros a boiar», descreve.

As marcas estão bem visíveis nas paredes da clínica – a água chegou a mais de meio metro de altura, entrou loja dentro e destruiu «todos os equipamentos».

 

Foto: Pedro Lemos | Sul Informação

 

«A nossa clínica é 100% digital. Tudo foi afetado e estes são equipamentos caríssimos, uns de 100 mil euros, outros de 40 mil», descreve Alexandre Luz.

A rua de São Luís foi uma das zonas mais afetadas pela forte chuva que caiu ao início da manhã em Faro. Só numa hora entre as 7h00 e as 8h00 registaram-se, segundo a Proteção Civil, 19,1 milímetros de precipitação em toda a cidade.

Apesar de ainda não ter as contas totalmente feitas, o empresário, que tem a Blue Dental há 12 anos, admite que os prejuízos devem andar «na ordem dos 800 mil euros».

Esta não é a primeira vez que a Rua de São Luís é afetada quando chove mais em Faro. Alexandre Luz lembra-se de outras inundações, mas garante que esta «foi a pior».

 

Foto: Pedro Lemos | Sul Informação

 

«O cenário era de filme de terror. Estou zonzo ainda, tentando gerir tudo… Vamos ver como as coisas evoluem», diz.

Do outro lado da rua, Halyna Kropyva está de vassoura e esfregona na mão a tentar tirar água de dentro do seu salão de beleza. Há vidros partidos, móveis danificados e uma imagem de destruição.

«Esta noite foi uma desgraça: ontem estava a chover, mas não sabíamos que isto ia acontecer. Ligaram-me às 7h00, a dizer que a água estava a meio do salão, que os vidros estavam partidos e tudo estava destruído, mas não tinha imaginado que isto ia chegar a este grau», diz ao Sul Informação. 

No salão de beleza, que explora há oito anos, «estragou-se tudo».

 

Foto: Pedro Lemos | Sul Informação

 

«Desde as coisas elétricas, aos móveis, até as paredes de dentro do gabinete», lamenta Halyna.

Apesar dos pesares, a empresária garante que não vai «ficar de braços cruzados». «Vem aí o Natal e a Passagem de Ano, alturas fortes… só espero que não chova mais», diz.

Alexandre também promete «tentar resolver tudo».

«Eu tenho 19 funcionários, a responsabilidade é grande. Vimos de dois anos de pandemia, agora mais isto e não sei quanto tempo mais vou ficar parado. Os seguros vamos ver o que cobrem ou não, mas é um cenário extremamente complicado», conclui.

A chuva deverá continuar, pelo menos, durante a tarde desta segunda-feira. O Algarve está, de resto, sob aviso laranja do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

 

Fotos: Pedro Lemos | Sul Informação

 

 

 



Comentários

pub