Museu de Lagos nomeado para o prémio Museu Europeu do Ano (EMYA) 2023

Após profundas obras de remodelação, reabriu em 27 de outubro do ano passado

O Museu de Lagos está nomeado para o prémio Museu Europeu do Ano (EMYA) 2023, anunciou ontem o Fórum Europeu dos Museus. O vencedor será anunciado em Maio, em Barcelona.

Na lista dos 33 nomeados para 2023, há ainda mais um outro museu português: a Casa Fernando Pessoa, em Lisboa.

Considerado o prémio mais importante no setor da museologia na Europa, o prémio EMYA visa distinguir um museu que contribua para proporcionar aos seus visitantes “uma atmosfera única, com uma exposição e interpretação imaginativas e que apresente uma abordagem criativa para a educação e responsabilidade social”.

O Museu de Lagos Dr. José Formosinho, depois de profundas obras de remodelação, reabriu em 27 de outubro do ano passado, exibindo coleções de Curiosidades, Pintura e Indústrias Artesanais e expondo um acervo que consiste numa narrativa da história de Lagos entre 1460 e o século XIX, onde se destaca a história militar e a Igreja de Santo António, um dos espaços monumentais mais visitados de todo o Algarve.

O museu está agora também dotado de equipamentos acessíveis (áudio-guias, áudio-descritores, passadeiras táteis, tabelas em braille e peças para tatear) e de uma loja-livraria com objetos inspirados nas coleções expostas.

Atualmente, estão em curso obras de ampliação do Museu, num novo espaço do outro lado da rua (onde antes era a esquadra da PSP), para a futura apresentação do acervo arqueológico, abordando a história de Lagos e do Barlavento algarvio das suas origens até 1460.

O novo Museu de Lagos já foi premiado este ano, a nível nacional, pela APOM, quando recebeu a Menção Honrosa na categoria de Melhor Museu do ano.

Ao prémio EMYA, podem concorrer museus dos 47 países europeus que tenham aberto recentemente ou sido alvo de obras de modernização ou alargamento nos últimos três anos. Na edição do ano passado, o vencedor foi o MindMuseum, na Holanda.

O anúncio dos vencedores deste ano e a cerimónia formal de entrega dos prémios EMYA terá lugar durante a Conferência Anual do European Museum Forum, em Maio próximo, em Barcelona.

 

 



Comentários

pub