Eutanásia: Bispo do Algarve apela «à defesa da vida» na mensagem de Natal

Muito crítico em relação à lei recentemente aprovada, D. Manuel Neto Quintas apela a que as famílias e os profissionais de saúde vejam «sempre garantida a objeção de consciência»

A eutanásia, aprovada no Parlamento na semana passada, é um dos temas abordados por D. Manuel Neto Quintas, bispo do Algarve, na sua mensagem de Natal deste ano, apelando à «defesa da vida». 

«A vida humana é sempre um dom precioso, em todas as suas fases, desde a conceção até à morte, que nunca deve ser intencionalmente provocada», lê-se na mensagem do prelado algarvio.

Fazendo eco de um documento da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), emitido no passado dia 7, o bispo do Algarve estranha que «os que legislam e nos governam» não coloquem «o mesmo empenho e a mesma determinação, em dotar o nosso sistema de saúde de cuidados paliativos acessíveis a todos, tão fundamentais para combater e aliviar o sofrimento» e considerem que «o recurso à eutanásia e ao suicídio assistido como uma solução mais rápida e menos onerosa».

Muito crítico em relação à lei recentemente aprovada, D. Manuel Neto Quintas apela a que as famílias e os profissionais de saúde vejam «sempre garantida a objeção de consciência», considerando que ninguém se deverá sentir «constrangido» a recorrer à esta possibilidade que agora se tornará legal, «por falta da devida assistência».

O prelado algarvio salienta que, «acompanhar e confortar os que sofrem e os que deles cuidam, ajuda a restabelecer a esperança e é sinal de dignificação da vida humana até ao seu termo natural», estado «o acolhimento, a defesa e a promoção da vida, além da ordem legislativa e jurídica».

Aliás, D. Manuel Neto Quintas considera, mesmo que «acolher, promover, defender, festejar a vida como o dom por excelência de Deus é a grande lição que reaprendemos em cada Natal e em cada nascimento de um novo ser humano».

O Bispo do Algarve destaca, ainda, na sua mensagem, a sua preocupação e tristeza pela existência, no mundo, de várias guerras, com particular destaque para a Ucrânia,  onde o conflito tem sido «implacável na sua ação destruidora de bens e de vidas humanas inocentes, cujas consequências chegam até nós, com a subida dos preços dos bens de primeira necessidade, provocando o aumento da pobreza».

D. Manuel Neto Quintas, referindo-se a uma carta enviada pelo arcebispo da Igreja Greco-Católica de Kiev, Sviatoslav Schevchuk, dirigida ao Presidente da CEP e a todos os bispos portugueses, pede a todos os cristãos algarvios que respondam ao seu pedido «de um “urgente apoio financeiro”, pensando de modo particular na continuidade do auxílio aos mais necessitados, na manutenção do Seminário Maior (105 seminaristas) e na sustentação do clero constituído por 370 sacerdotes, que continuam à frente das comunidades desta vasta arquidiocese, constituída por quatro distritos e dez regiões entre as quais as que a guerra nos deu a conhecer: Donetsk, Lugansk, Zaporijia; Karkiv, Odessa, Mykolaiv».

A mensagem do Bispo algarvio termina com um «desejo a todos um Natal Feliz e um Novo Ano abençoado pela presença desde Deus-Menino, fonte da Vida plena, que vos convido a acolher na alegria, na esperança e na paz».

 

 

 



Comentários

pub