Bloco de partos de Portimão fecha mais cedo do que o previsto por falta de médicos

O bloco de partos/maternidade de Faro «está em pleno funcionamento»

O bloco de partos de Portimão está fechado desde as 21h00 desta terça-feira, 27 de Dezembro, e assim ficará até às 9h00 de dia 2 de Janeiro de 2023. A falta de médicos fez com que a maternidade fechasse ainda mais cedo que estava previsto. 

De acordo com o plano, divulgado pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS), o bloco de partos de Portimão era para fechar apenas a partir de dia 30 de Janeiro. 

Mas, numa nota enviada à imprensa esta quarta-feira, 28 de Dezembro, o Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) revela que a maternidade já está fechada desde às 21h00 de ontem.

Segundo o CHUA, em Portimão, está assegurado, no entanto, a «Urgência de Obstetrícia (até às 22 semanas de gravidez) e Urgência de Ginecologia».

O bloco de partos/maternidade de Faro «está em pleno funcionamento, garantindo assim uma resposta regional», na opinião do CHUA.

Voltando a Portimão, entre as 9h00 desta quinta-feira, dia 29, e as 9h00 de dia 2, devido à ausência de médico especialista de pediatra escalado para assegurar qualquer serviço, o atendimento «em urgência de pediatria será realizado por médicos não especialistas, funcionando como Serviço de Urgência Básico».

O atendimento por especialistas será assegurado apenas em Faro.

«Estes constrangimentos devem-se à grande carência/limitação de recursos humanos, situação na qual o CHUA tem estado a trabalhar no sentido de resolver, reforçando os serviços com a contratação de novos profissionais em 2023», conclui.

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub