Teia D’Impulsos concretiza Ação de Natal educativa “Dar para Educar”

Teia D’Impulsos uniu-se ao Agrupamento de Escolas Eng. Nuno Mergulhão

“Dar para Educar” é o mote da ação de Natal que a Associação Teia D’Impulsos concretiza este ano, através da recolha de material artístico e jogos didáticos para o apoio à aprendizagem de todas as crianças, para uma comunidade escolar mais inclusiva, no Agrupamento de Escolas Eng. Nuno Mergulhão, em Portimão.

A Teia D’Impulsos uniu-se ao Agrupamento de Escolas Eng. Nuno Mergulhão para dotar os seus Centros de Apoio à Aprendizagem e Unidade de Multideficiência de “materiais de desgaste, jogos educativos e didáticos” nesta quadra natalícia.

Quem quiser contribuir para esta causa, deve deslocar-se ao piso superior do Espaço Raiz, em Portimão, e deixar a sua prenda junto à Árvore de Natal da associação até dia 15 de Dezembro.

A subdiretora Gisela Maia avança que a iniciativa beneficiará cerca de 129 alunos, entre os 4 e os 16 anos, de todo o Agrupamento. Os materiais de desgaste (ex. lápis de carvão e cor, marcadores, tintas, pincéis, cola, plasticina, cartolina, papel celofane e moosgummi) são usados para “promover atividades de expressão plástica”, enquanto os jogos educativos e didáticos desenvolvem “competências cognitivas, sensoriais e emocionais” além da “concentração, linguagem/comunicação, memória visual, cálculo, raciocínio lógico, motricidade fina e o pensamento estratégico”, descreve a responsável.

O Agrupamento de Escolas Eng. Nuno Mergulhão avança ainda uma lista com sugestões de alguns dos jogos mais benéficos para esse desenvolvimento: jogos de sequência lógica (ações, cartões, dados) e de memória visual, puzzles, brinquedos didáticos de madeira, globo, kits de Boccia, Scrabble, Jenga, O Sabichão, Monopólio Júnior, Trivial Pursuit Júnior, “Eu descubro as emoções” e “As minhas afirmações positivas”.

Nas palavras de Gisela Maia, “esta ação ajuda a desenvolver o espírito associativo, a entreajuda, a solidariedade e a inclusão. Este tipo de associativismo fomenta a partilha de uma cidadania ativa apresentando-se como estratégicos na construção de uma sociedade proativa e de uma comunidade escolar inclusiva”.

Pela parte da Teia D’Impulsos, a vogal da Direção e mentora da iniciativa, Inês Reis, comenta: “O Natal é uma altura de partilha, esperança e alegria. Com esta ação pretendemos levar sorrisos e novas ferramentas de aprendizagem a crianças e jovens tão especiais”.

 

 



Comentários

pub