Rede Social de Olhão serve de exemplo a autarcas brasileiros

20 autarcas brasileiros e portugueses juntaram-se durante esta semana

Uma delegação de cerca de 20 autarcas brasileiros e portugueses esteve esta semana em Olhão para debater as boas-práticas do Município algarvio em relação à área social.

A visita decorreu no âmbito do projeto de cooperação InovaJuntos, que tem vindo a ser desenvolvido ao longo dos últimos dois anos, e que  visou fomentar a partilha de conhecimento e parcerias para a inovação entre os dois países, através dos seus organismos, municípios, universidades, centros de estudos e outros parceiros para o desenvolvimento sustentável atendendo à Agenda 2030.

O contributo do Município de Olhão inseriu-se no cluster temático “Espaços inclusivos e inovação cultural e social” e, ao longo dos três dias,  foram partilhadas as boas-práticas através da apresentação de iniciativas inovadoras na área do desenvolvimento social e dados a conhecer por diversos parceiros da autarquia na Rede Social, como a ACASO, a MOJU, a Casa do Povo de Moncarapacho, ou o projeto Todo Piso Será Palco.

O roteiro pelo concelho deu ainda oportunidade aos autarcas brasileiros de ficarem a conhecer os cursos técnico-profissionais da Escola Secundária Francisco Fernandes Lopes, sobretudo na área do Turismo, bem como algumas empresas olhanenses que são exemplo de sucesso e boas-práticas.

 

 

A vertente ambiental também não ficou de fora, tendo ficado em cima da mesa perspetivas de estabelecimento de parcerias entre os dois participantes.

Além de se «estreitar os laços que existem entre Portugal e Brasil», o grande objetivo desta iniciativa é, de acordo com a vereadora Elsa Parreira, «poder partilhar o que de melhor cada município tem e implementar acordos de cooperação entre os dois países».

Após três dias de intercâmbio em Olhão, a autarca acredita «que é possível alcançar uma forte cooperação, através das sinergias que têm vindo a ser criadas nestes dois anos de parceria em prol de um mundo melhor, mais consciente, mais coeso, mais sustentável, mais responsável».

 



Comentários

pub