Monumentos do Algarve acolhem “NOVA Escola Sagres”, “Fábulas de Fedro” e “Zé Burrinho”

Programação do DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos tem como tema “Patrimónios sem fronteiras”

Teatro, ateliers educativos e um espetáculo multidisciplinar são as propostas do programa DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos que acontecem de 3 a 6 de Novembro, na Fortaleza de Sagres, Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe (Vila do Bispo) e Ruínas Romanas de Milreu (Estoi).

A Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe recebe a apresentação do projeto “Zé do Burrinho e Chico Ovelha – Unplugged Tour 2022”, esta quinta-feira, 3 de Novembro, com sessões previstas para as 10h30 e 14h00.

Este projeto, do Ao Luar Teatro – Ideias Culturais, promove a recuperação e valorização da tradição oral do património cultural imaterial algarvio, «numa animação divertida, cómica e musical, à volta do cancioneiro tradicional algarvio, das lenga lengas e dos trava línguas», diz a Direção Regional de Cultura do Algarve.

A direção artística é de Rui Penas, com interpretação de Daniel Romeiro e Rui Penas, e produção executiva de Célia Martins. Para mais informações contacte: [email protected]

Já a NOVA Escola de Sagres, um projeto do Centro Ciência Viva de Lagos, regressa à Fortaleza de Sagres, nos dias 3, 4 e 5, com atividades lúdico-pedagógicas para as escolas e para a comunidade.

Trata-se da quinta edição do projeto que promove a exploração de um conjunto de ateliers educativos e científicos, de carácter prático, que vão desde a construção de uma caravela, à exploração de instrumentos de navegação, à medição do tempo, robótica e programação, entre outros.

Este ano, estão preparadas algumas novidades, como a criação de um “Mapa sem Fronteiras”, onde Sagres será o centro do Mundo, assim como o “Histórias Contadas” que apresenta sempre uma nova história.

Os dias 3 e 4 de Novembro serão inteiramente dedicados à participação da comunidade escolar. Sábado, dia 5, das 14h00 às 17h30, a NOVA Escola de Sagres é direcionado para famílias e público em geral.

A entrada nas atividades é livre, mas sujeita a marcação prévia através do e-mail: [email protected]

Domingo, dia 6, às 11h00, as Ruínas Romanas de Milreu acolhem o “Fábulas de Fedro – Ontem, Hoje e Sempre”, um projeto promovido pela ARCA – Associação Recreativa e Cultural do Algarve.

“Fábulas de Fedro – Ontem, Hoje e Sempre” é um espetáculo multidisciplinar que cruza a música e a animação de areia com as narrativas do fabulista romano Fedro, com os contos tradicionais contados ao longo de várias épocas e gerações pela população algarvia. A associação pretende criar uma aproximação às histórias que eram contadas nos tempos da passagem dos romanos pelo território, onde se situam as ruínas de Milreu, fazendo um cruzamento com histórias do imaginário tradicional.

O elenco é constituído por Pilar Puyana, animadora de areia, Fernando Guerreiro, narrador, e a Banda Filarmónica de São Brás de Alportel, conduzida pelo maestro Albano Neto.

A entrada é livre, embora sujeita a marcação através deste link. 

 



Comentários

pub