Albufeira decide apoiar contratação de uma terceira equipa de bombeiros voluntários

Com cerca de 37 mil euros

O Município de Albufeira deliberou, em reunião de Câmara, esta quarta-feira, 2 de Novembro, aprovar um protocolo de condições e contratação para funcionamento de uma terceira Equipa de Intervenção Permanente (EIP) dos Bombeiros Voluntários da cidade. 

Uma vez que o Governo preconiza o reforço da profissionalização dos Bombeiros, promovendo o desenvolvimento gradual das EIP, a Associação Nacional de Proteção Civil e a Câmara Municipal de Albufeira estabeleceram um Protocolo em que comparticipam equitativamente os custos decorrentes da remuneração dos elementos desta equipa, bem como os encargos relativos ao Regime de Segurança Social, Seguros e Acidentes de Trabalho e Taxa de Higiene e Segurança no Trabalho, num valor estimado de mais de 74 mil euros.

Deste valor, será imputado ao Município de Albufeira cerca de 37 mil euros.

Dotar Albufeira com uma nova equipa que estará em permanência no quartel de bombeiros é, segundo José Carlos Rolo, presidente da Câmara, «uma necessidade operacional já identificada, pelo que era urgente constituirmos esta terceira equipa».

Em nota, a autarquia refere que Albufeira é um concelho com mais de 44 mil habitantes, duplicando em épocas festivas, fator potenciador para o aumento de diversos riscos e vulnerabilidades.

«A criação de uma EIP vem reforçar e melhorar a capacidade de socorro em múltiplas valências, como combate a incêndios, socorro às populações em caso de incêndios, inundações, desabamentos, abalroamentos e em todos os acidentes ou catástrofes, naufrágios e socorro complementar. Esta terceira equipa deverá igualmente atuar em situações de desencarceramento ou apoio a sinistrados no âmbito da urgência pré-hospitalar, minimização de riscos em situações de previsão ou ocorrência de acidente grave, bem como, na colaboração em outras atividades da proteção civil», lê-se ainda.



Comentários

pub