Albufeira: “Brincar Seguro Correndo Riscos” regressa à Praça dos Pescadores

No sábado, 3 de Dezembro

A sétima edição do “Brincar Seguro Correndo Riscos” está de volta à Praça dos Pescadores, no dia 3 de Dezembro, entre as 10h30 e 12h30, com gincanas, jogo da carica, a tração à corda, saltar o elástico, carrinhos de rolamentos e caminhar sobre andas. 

Para José Carlos Rolo, presidente da Câmara, é importante promover a realização de atividades destinadas a famílias em espaços verdes e zonas urbanas do concelho, alertando para a necessidade de as crianças brincarem fora de casa, recuperando as brincadeiras de antigamente.

«Atualmente as crianças passam a maior parte do dia entre quatro paredes, na escola, no ginásio, nas atividades de lazer e tempos livres e quando chegam a casa, no computador, ao telemóvel ou na playstation, interagindo muito pouco presencialmente com outras crianças e com os próprios adultos», diz.

«O desenvolvimento físico, mental e social dos mais pequeninos carece de novos incentivos, que passam, essencialmente, pelas brincadeiras ao ar livre, estimulando a criatividade e a promoção do convívio entre diferentes gerações», continua o autarca.

Cláudia Guedelha, vereadora responsável pelo pelouro da Educação, corrobora a afirmação do presidente, referindo que se trata de «uma excelente oportunidade para mostrar às crianças que é muito divertido brincar mesmo sem recurso a brinquedos, ou a tecnologias dispendiosos, fazendo da rua um espaço de brincar seguro, ao mesmo tempo que se incentiva os pais a recordar e a partilharem experiências sobre as brincadeiras de antigamente».

Para a vereadora, além dos objetivos anteriormente destacados, «o projeto pretende potenciar competências como a confiança, a resiliência e a criatividade».

“Brincar Seguro Sem Riscos” teve início a 19 de Março. O Município de Albufeira acredita que o projeto contribui para promover a estimulação sensorial das crianças, colocando-as em contacto com a natureza e o meio urbano, através da realização de atividades que vão do subir às árvores, às tradicionais corridas de sacos, jogar ao berlinde, à macaca e ao pião, entre outras brincadeiras organizadas em família e com as preocupações de segurança asseguradas.

O projeto regressará no próximo ano.



Comentários

pub