Albufeira vai promover o workshop sobre “A Cana e as suas Utilidades”, cujo objetivo maior é o de contribuir para a sustentabilidade do território e para uma nova consciência sobre a paisagem, no dia 29.
O workshop insere-se no Programa Biénio para Ação Climática dos Geoparques Portugueses 2022/23 destinado a promover atividades que contribuam através da educação, turismo e desenvolvimento comunitário, para a sustentabilidade destes territórios. A ação será assim promovida pelo aspirante a Geoparque Algarvensis, em parceria com o Município de Albufeira, que promove esta ação, no Centro Educativo do Cerro d’Ouro, em Paderne.
A iniciativa está marcada para sábado, 29 de Outubro, das 10h00 às 12h30, e tem como principal objetivo «a divulgação da utilidade da cana, entre elas o caniço ou a cestaria, no sentido de aumentar a procura e o interesse pela mesma, potenciando uma maior recolha e limpeza dos canaviais, junto às zonas ribeirinhas», refere a autarquia em nota.
A Câmara Municipal de Albufeira relembra ainda que a expansão dos canaviais de “Arundo donax”, uma espécie invasora resistente e persistente, merece a nossa atenção, «especialmente em zonas ribeiras, não só pelo efeito de obstrução dos seus leitos, mas também, porque ladeando as margens das ribeiras, ocupam o espaço das espécies ripícolas nativas, consagrando uma ameaça à vegetação e a estes ecossistemas».
O período de inscrições decorre até 26 de Outubro e devem ser feitas através do email centroeducativo.cerrouro@cm-albufeira.pt ou por telefone 289 368 241. “
A “Cana e as suas Utilidades” é uma iniciativa gratuita e limitada a 20 participantes.
Comentários