Seminário de Faro disponibiliza quartos para alunos da Universidade do Algarve

Academia algarvia fica disponível para, «pelos meios adequados, apoiar os estudantes seminaristas da Diocese do Algarve»

O Seminário de São José, da Diocese do Algarve, em Faro, vai poder receber alunos que não consigam integrar as residências universitárias da Universidade do Algarve (UAlg) ou que se encontrem numa situação de «manifesta insuficiência económica», de acordo com um protocolo assinado esta terça-feira, 27 de Setembro.

O protocolo foi assinado pelo reitor do Seminário de São José, o padre António de Freitas, que também é o novo capelão da UAlg, e por Alexandra Teodósio, vice-reitora para a Internacionalização e Desenvolvimento Sustentável.

Segundo a UAlg, foi acordada «a disponibilidade de quartos individuais em número a definir anualmente pelo Seminário, como resposta a solicitação» da Universidade do Algarve.

Já a academia algarvia fica disponível para, «pelos meios adequados, apoiar os estudantes seminaristas da Diocese do Algarve através dos Serviços de Biblioteca, plataformas online bibliográficas e de outros recursos materiais que venham a ser identificados».

Segundo Alexandra Teodósio, «esta cooperação assume especial relevância quando visa o apoio e a inclusão social de estudantes, já que a Universidade do Algarve tem na sua matriz a defesa de valores humanísticos e sociais procurando fomentar nos diversos segmentos da comunidade académica um espírito de exigência, de solidariedade e de cidadania ativa na defesa dos direitos humanos e da paz, e contribuir globalmente para o cumprimento dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) das Nações Unidas, valores de solidariedade partilhados pela Igreja Católica e suas instituições».

Para o reitor do Seminário de São José, «este protocolo de cooperação, que se caracterizou desde a primeira hora, por uma procura comum em dar resposta a esta situação específica, tem uma grande importância para o nosso Seminário, já que este, desde a sua fundação, teve muitos momentos de abertura e atenção às necessidades formativas e educativas no Algarve, para além dos estudos eclesiásticos».

Por isso mesmo, refere o padre António de Freitas, «assumimos esta cooperação com a Universidade do Algarve como um serviço, através do qual se torna possível a oferta de uma oportunidade formativa ímpar na vida destes estudantes universitários. Foi com muita alegria e satisfação que recebemos este desafiante convite da Universidade, ao qual procurámos dar prontamente a melhor colaboração possível».

 



Comentários

pub