Projeto de valorização de pescado Anzol+ é tema de sessão em Quarteira

Projeto é promovido pela SPEA e pela Sciaena

O projeto Anzol+, cujo objetivo é a valorização de pescado, vai ser tema de uma sessão informativa que a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) e a Sciaena, vão promover na sexta-feira, dia 16, às 16h00, no auditório da Junta de Freguesia de Quarteira, entidade que apoia a iniciativa.

«O Anzol+ junta pescadores e investigadores para promover a pesca sustentável e baseada no conhecimento. Este projeto procura implementar medidas e boas práticas na captura e manipulação dos recursos marinhos, sempre numa perspetiva de equilíbrio entre a preservação dos recursos e a sua exploração económica», segundo os seus promotores.

«Devido às diversas iniciativas que se encontram a decorrer no Algarve referentes ao fortalecimento da pequena pesca e a aumentar a procura por parte dos consumidores aos produtos locais e capturados de forma responsável, acreditamos que os resultados do Anzol+ são interessantes para os pescadores da região algarvia e podem gerar uma discussão saudável sobre o estado da pequena pesca e como poderemos garantir a sua resiliência», acrescentam.

Os organizadores da sessão antecipam ainda «que sejam abordados outros aspetos importantes, tais como a importância dos processos de valorização do pescado, a importância da exploração sustentável e informada dos ecossistemas marinhos, o problema das capturas acidentais e ainda outros temas transversais à conservação marinha, como por exemplo, o lixo marinho».

A sessão terá dirige-se a pescadores e representantes de associações de pesca locais, investigadores, ONG e representantes de outros stakeholders relevantes no ramo das pescas.

 



Comentários

pub