“Algarve Music Series” regressa com «maior edição de sempre»

O festival é organizado pela violoncelista Isabel Vaz e pelo pianista Vasco Dantas

Congyu Wang

É a «maior edição de sempre» e, pela primeira vez, passará por três concelhos. O Algarve Music Series, ciclo de música de câmara, está de regresso para, até 22 de Outubro, dar música à região. 

O festival é organizado pela violoncelista Isabel Vaz e pelo pianista Vasco Dantas que falaram com o Sul Informação sobre mais esta edição.

O facto de, este ano, o Algarve Music Series se expandir para Loulé e Tavira é visto com muito bons olhos.

«Esse sempre foi o nosso objetivo: estarmos em mais locais, o que até vai ao encontro da designação “Algarve” que temos no nome», explicou Isabel Vaz.

O ciclo já começou, com um concerto que juntou Vasco Dantas e Isabel Vaz, no passado dia 3 de Setembro, na inauguração da renova Igreja Matriz de Loulé, mas, até dia 22 de Outubro, há muito para ouvir.

«O que tentamos sempre é ter um programa interessante e desafiante», resumiu Isabel Vaz.

Já no próximo dia 4, realiza-se o concerto “Routes”, às 21h00, com entrada livre, na Igreja do Carmo (Faro).

O espetáculo contará com a participação de um quarteto de cordas vindo de Colónia (Alemanha) que, além das músicas tradicionais, interpretará Bach e Vivaldi.

Logo no dia seguinte (5), às 19h00, no Teatro Lethes (Faro), será possível escutar um dos mais promissores pianistas da atualidade: Congyu Wang.

Vindo de Singapura, o músico irá interpretar o primeiro concerto para piano de Chopin. O intérprete será acompanhado por um quinteto de cordas, composto por Tim Brackman, Miguel Simões (violinos), Floor Le Coultre (viola), Mikhail Shumov (violoncelo) e Bruno Carneiro (contrabaixo).

No dia 6, a partir das 19h00, será possível conhecer o “Projecto Sefarad” – música sefardita, em arranjos para piano (Filipe Raposo) e coro (Coro ECCE), com direção de Paulo Lourenço. A entrada para o concerto, que se realizará no Colégio do Alto (Faro), é gratuita, mas sujeita a reserva prévia, através do e-mail [email protected].

A Igreja de São Pedro (Faro) acolhe, no dia 7, às 21h00, um concerto que apresenta as Variações Goldberg de Bach, num arranjo para trio de cordas. Os músicos serão Tim Brackman, Floor Le Coultre e Isabel Vaz.

A 13 de Outubro, o pianista Vasco Dantas apresenta-se no Club Farense, sob o mote “Da Água ao Vinho”, num recital com degustação de vinhos do Douro – Vinhos Piano, Carlos Alonso.

O preço do bilhete é de 10 euros, valor que desce dois euros para sócios do Club Farense. É possível fazer reservas através do e-mail [email protected] ou do número de telefone 289824219.

Este recital será repetido na Quintinha da Música, em Tavira, no dia 16 de Outubro, às 16h00. A entrada custará 20 euros e inclui uma degustação de vinhos e petiscos. A reserva pode ser feita através do endereço [email protected].

No dia 14 de Outubro, também no Club Farense, Francisco Rita apresenta o recital de piano “Heróis do Mar, da Pintura à Música”, com música composta pelo intérprete. O concerto será comentado pelo próprio.

O bilhete custa 8 euros (para o público em geral) e 5 para sócios do Club Farense. As reservas fazem-se através do endereço eletrónico [email protected] ou do número de telefone 289824219.

O artista plástico Isolino Vaz, cujo centenário se celebra este ano (1922-2022), será homenageado no dia 15, às 21h00, no Ginásio Clube de Faro, num recital de violoncelo e piano. Ao violoncelo, estará a filha do pintor, Isabel Vaz e, ao piano, Vasco Dantas.

A entrada tem um custo de 8 euros para o público em geral e 5 para sócios. As reservas devem ser feitas através do endereço [email protected].

O último concerto do mês de Outubro será novamente no Clube Farense, dia 21, às 21h00, num recital de piano dedicado à música de Bach, Beethoven e Brahms, interpretada pelo pianista e pedagogo alemão Heribert Koch.

Por fim, o Algarve Music Series encerra em Loulé, com um concerto no dia 21 de Novembro, em horário a confirmar, no Cineteatro Louletano.

Em homenagem ao escritor José Saramago, o Algarve Music Series apresentará um espetáculo inspirado na obra “As Intermitências da Morte”, que conta com a participação da atriz Catarina Wallenstein e texto de Pedro Braga Falcão.

A música é de Franz Schubert – Quinteto de cordas em dó maior, interpretada por André Gaio Pereira, Tomás Soares, Diede Verpoest, Beatriz Raimundo e Isabel Vaz.

Como se vê, o programa do festival é vasto, o que leva a que a organização esteja «muito expectante» em relação a esta edição.

«Esperemos ter todos os concertos cheios e que possamos voltar a ver caras já conhecidas, entre o público, de pessoas que têm ido ao festival nos últimos anos», disse Vasco Dantas ao nosso jornal.

É que, acrescentou Isabel Vaz, o “Algarve Music Series” já começa a ganhar nome.

«Sentimos que as pessoas já nos conhecem e que este é um evento especial», concluiu.

 

 



Comentários

pub