Programa de alimentação sustentável vai ser implementado nas escolas de Albufeira

Para alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo

O novo ano letivo arranca em Albufeira com a implementação do programa “Prato Sustentável”, uma iniciativa destinada a todos os alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico do concelho.

O programa, que tem por objetivo «incentivar a prática de hábitos alimentares mais sustentáveis, com vista a reduzir a pegada ecológica, resulta», resulta de um protocolo celebrado no passado mês de Junho entre o Município de Albufeira e a Associação Vegetariana Portuguesa.

De acordo com a autarquia, a iniciativa consiste na implementação de um pacote de medidas de sustentabilidade alimentar, que passa pela introdução, um dia por semana, de uma refeição de base vegetal para todos os alunos que usufruem das cantinas escolares sob a gestão da autarquia, sendo as leguminosas a principal fonte proteica.

O programa “Prato Sustentável” contempla ainda a realização de formações práticas para capacitação das cozinheiras na confeção de refeições de base vegetal, bem como de workshops destinados a pais e encarregados de educação.

Os workshops irão realizar-se nos próximos dias 17 e 24 de Setembro, na cantina escolar da EB1 dos Caliços, e as inscrições podem ser feitas até 9 de Setembro, aqui.

Albufeira, a par de Almada, foram os dois municípios escolhidos para fazerem parte do projeto que contou com centenas de candidaturas.

O programa foi pensado tendo em dados que fazem parte do estudo contínuo da pegada ecológica dos municípios, realizado pela Universidade de Aveiro, em pareceria com a Zero – Associação Sistema Terrestre Sustentável e a Global Footprint Network.

O estudo «permitiu apurar que o consumo de proteína animal corresponde a mais de metade da pegada ecológica da alimentação em Portugal», sendo que, atualmente, «os portugueses consomem quatro vezes mais carne do que é recomendado, sendo que o consumo de proteína animal, no geral, é 12% superior ao recomendável, de acordo com os dados da Balança Alimentar 2016-2020», lê-se na nota da Câmara de Albufeira.

 



Comentários

pub