Portimão reduz rega ao mínimo e quer que cidadãos denunciem desperdício de água

Medidas visam reduzir consumo de água

Fonte e repuxo do Jardim 1 Dezembro a funcionar esta quinta-feira, dia 25 de Agosto, à  noite – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

A Câmara de Portimão vai apertar a fiscalização aos equipamentos de rega, utilizar apenas a água suficiente para  garantir a sobrevivência das espécies e regar só à noite, como forma de racionalizar o consumo de água.

O município portimonense anunciou ter reforçado as medidas de contingência para mitigar os efeitos da seca e apela «aos cidadãos que detetem uma situação anómala, no que diz respeito à rega de espaços públicos ou a perdas de água, que liguem de imediato para o Serviço Municipal de Proteção Civil, através do número de telefone 808 282 112».

Quanto às fontes e bicas em espaço público, só vão funcionar durante o dia e há a possibilidade de as desativar sempre que se justificar, assegura a Câmara.

Certo é que, ontem, quinta-feira, dia 25, a fonte e repuxo do Jardim 1 Dezembro estava a funcionar durante a noite, como o Sul Informação verificou. e registou em fotografia.

 

Fonte e repuxo do Jardim 1 Dezembro a funcionar esta quinta-feira, dia 25 de Agosto, à noite – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

 

Estas medidas juntam-se às que já estavam em vigor, nomeadamente o encerramento dos chuveiros de praia e dos lava-pés, que já aconteceu há semanas.

A lavagem de ruas e pavimentos com água não potável e o reforço da capacidade operacional de reparação de roturas, através de piquete permanente de assistência, são outras medidas já em vigor.

Por outro lado, a EMARP – Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão faz a «gestão da pressão dos sistemas de distribuição, renovação do parque de contadores, em particular dos grandes consumidores, realização de campanhas de sensibilização e, no que diz respeito ao tarifário, adoção do segundo escalão para consumidores não-domésticos, a partir dos 100m3».

A Câmara salienta ainda que «desde há alguns anos» tem vindo «a converter e reformular» os espaços verdes públicos, introduzindo espécies que precisam de menos água, de forma a diminuir os consumos que lhes estão associados.

Com esta medida, foi possível acabar com a rega «num área considerável», em espaços que antes eram relvados. Ao mesmo tempo, foi reforçada a presença de espécies autóctones ou adaptadas ao clima local.

«O município de Portimão continua atento a esta problemática e poderá adotar em breve outras medidas conjunturais, sempre devidamente apoiadas por campanhas de sensibilização dirigidas aos munícipes», concluiu a Câmara.

 

 

 



Comentários

pub