Portimão cria espaço de co-working e vai ter nova incubadora de empresas

Anúncio foi feito na comemoração dos 5 anos da StartUp Portimão

Portimão prepara-se para criar um novo espaço co-working e uma segunda startup na cidade, anunciou esta quarta-feira, dia 10, Isilda Gomes, na festa do 5º aniversário da StartUp Portimão.

Segundo a presidente da Câmara de Portimão, a autarquia quer «partir para outros desafios e, como tal, já tem um espaço de co-working que brevemente entrará em funcionamento».

«Iremos montar uma nova startup, sempre com o objetivo de dar meios e a capacidade aos nossos cidadãos para poderem continuar a progredir e trabalhar para serem os melhores, pois o digital é o futuro e não podemos ficar para trás», acrescentou.

Na mesma ocasião, foi oficializada uma promessa já antiga, a da disponibilização de um terreno de 22 mil metros para a construção do novo campus de Portimão da Universidade do Algarve.

A cerimónia oficial de aniversário da incubadora de empresas portimonense também serviu para fazer o balanço dos últimos cinco anos.

Luís Matos Martins, que representou a Startup Portimão na cerimónia, divulgou os números de cinco anos de atividade da incubadora: «25 startups, 211 iniciativas, mais de 40 mentores, 32 postos de trabalho, 1045 visitas às instalações, mais de 45 entidades parceiras, 29 alumni e 329 horas de formação».

Já Paulo Pinheiro, responsável máximo pelo Autódromo Internacional do Algarve, onde a incubadora portimonense está instalada,  salientou que «o circuito de Portimão é uma referência absoluta, ao ponto de sermos a terceira cidade do mundo com mais desportos monitorizados, além de que também aqui são feitos os maiores desenvolvimentos de tecnologia».

 

João Paulo Correia, secretário de Estado da Juventude e do Desporto

 

Afinal, como salientou João Paulo Correia, secretário de Estado da Juventude e do Desporto, «esta startup está numa das maiores infraestruturas desportivas que o país tem, onde se disputam grande provas de carácter nacional e internacional, que incitam a inovação, o desenvolvimento e a investigação».

«Podemos olhar hoje para a vertente desportiva, não só como uma força social, mas também enquanto atividade económica e o AIA constitui um exemplo feliz da conciliação entre desporto e economia, no sentido de se acrescentar valor ao território em que está inserido», acrescentou o membro do Governo.

Na quarta-feira, foi igualmente promovida uma sessão de capacitação, integrada no programa Eu Sou Digital, operacionalizado pela equipa do MUDA – Movimento pela Utilização Digital Ativa, na qual participaram oito idosos “digitalmente excluídos”, previamente identificados pelo Município de Portimão, pelas três juntas de freguesia do concelho e pela Associação Cultural e Recreativa Alvorense 1º de Dezembro.

«Dirigido a todos os portugueses que nunca usaram a Internet, em particular os adultos acima dos 45 anos que pretendam adquirir competências digitais essenciais ao dia-dia, o programa tem por meta capacitar com competências digitais básicas os cidadãos infoexcluídos – aproximadamente dez por cento da população – no mais curto espaço de tempo», descreve a Câmara de Portimão.

 

 

Para Mário Filipe Campolargo secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, este é um projeto «fundamental para capacitar os que não usam diariamente a internet (17 por cento mulheres e 14 por cento homens), uma vez que se dirige a pessoas sem qualquer interação com o mundo online».

O governante aproveitou o momento para dirigir «um desafio a todos aqueles que têm conhecimentos no digital, para que se tornem mentores e ajudem no processo de trazermos todas as pessoas do século XX para o XXI, criando mais valor para as empresas».

Do programa também fez parte uma talk dinamizada pela jovem Carina Cruz, criadora da startup My Fairy Nanny, «que procura responder aos pais e às famílias necessitados de apoio para cuidar das suas crianças ou idosos» e que também colaborou na sessão sobre o Eu Sou Digital.

Segundo a empreendedora, a Startup Portimão «tem tido um papel fundamental, pois proporciona um ambiente que nos faz crescer, ajuda-nos a definir o rumo do nosso projeto, incentiva-nos a ser agentes de mudança e faz com que haja um sentimento de presença, pois sabemos que nunca estamos sozinhos».

No mesmo dia teve lugar uma reunião do conselho consultivo e parceiros da StartUp Portimão, «na qual foi feita uma reflexão sobre o percurso da incubadora e perspetivada a estratégia futura».

Inaugurada a 10 de Agosto de 2017, a StartUp Portimão integra a Rede de Incubadoras do Algarve e resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Portimão, o Autódromo Internacional do Algarve e os Territórios Criativos, priorizando o acolhimento de empresas e atividades nas áreas das smart cities, energia, mobilidade, turismo, governança, qualidade de vida e smart farming.

Com diversas empresas em incubação física ou virtual, constam dos serviços prestados a formação, o networking, os workshops e a mentoria.

Dos projetos acolhidos, 92 por cento estão ligados às smart cities e os restantes oito por cento ao marketing digital, «possuindo a StartUp Portimão uma vasta rede de parceiros locais, nacionais e internacionais, assim como de mentores».

 



Comentários

pub