Governo prepara acordos para trazer mão-de-obra de Marrocos, Índia e Indonésia

De modo a fazer face à escassez de oferta no mercado de trabalho

Imagem de arquivo

Portugal está a preparar acordos de mobilidade de trabalhadores «com Marrocos, com a Índia, com a Indonésia e outros países que têm mão de obra em excesso», de modo a resolver o problema da falta de trabalhadores em alguns setores de atividade, entre os quais o turismo, revelou ontem, dia 19, António Costa Silva, ministro da Economia, à margem da inauguração da FATACIL, em Lagoa.

O membro do Governo garantiu que a questão da mão-de-obra está no «centro das preocupações» do Governo e que é por isso que, para além do reforço dos acordos que já existem, a este nível, com os países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), «há outros acordos que estão a ser gizados».

«Podemos captar esses recursos e é extremamente importante fazê-lo, porque nós não vamos conseguir desenvolver o nosso país estando Portugal em retração demográfica. Precisamos de aumentar de forma significativa a população ativa. Esse é um trunfo extremamente importante para o desenvolvimento do país», afirmou o ministro.

Além de «atrair talentos», o grande desafio que Portugal tem, neste campo, «é o da retenção desses talentos», pelo que «é necessário dar-lhes condições para se fixarem».

«É muito importante que, às pessoas que vamos atrair, que também sejam dadas condições para desenvolveram as suas atividades, a aposta na formação, a questão das carreiras, porque, senão, vamos ter um problema cíclico», acredita.

 

 

 



Comentários

pub