Festival Dias da Percussão traz música e arte a Portimão

Entre 9 e 11 de Setembro

A 2.ª edição do Festival Dias da Percussão está de volta a Portimão entre os dias 9 e 11 de Setembro. 

O Festival aposta na promoção «da percussão como linguagem artística universal e musical de união e diálogo, reunirá percussionistas de renome nacional e internacional, contando com concertos, desfiles, masterclasses e oficinas, durante três dias intensos, onde a qualidade e versatilidade será o foco da programação», refere a Câmara de Portimão em nota.

Esta edição contará com artistas como Simantra Grupo de Percussão & Luís Figueiredo (Portugal), Vincent Houdijk (vibrafone, Países Baixos), Eixo do Jazz Ensemble (Portugal), Bomboémia (percussão luso-brasileira, Portugal) e os músicos convidados Tiago Manuel Soares (adufe, Portugal), Iago Fernández (bateria, Galiza) e Sérgio Almeida (percussão africana, Portugal).

O Festival será «o diálogo entre os artistas residentes na região algarvia, nomeadamente os alunos do Curso integrado de Música e do Curso Instrumentista de Jazz do Agrupamento de Escolas da Bemposta e AGP – Algarve Grupo de Percussão Contemporânea, estendendo esta partilha ao público em geral, residentes e visitantes», continua a autarquia.

Além dos concertos, o evento promove uma conversa online com o mote pré-evento, sob o tema Percussão Contemporânea em Portugal: Criação, Programação, Mediação. A conversa será mediada pela direção artística do festival, tendo a participação dos artistas do festival e programadores convidados, como Tiago Ferreira (FIPA – North Percussion Festival) e Diana Ferreira (FIP – Festival Itinerante de Percussão).

 

Numa perspetiva pedagógica e de envolvimento direto com a comunidade, o festival traz também uma oferta formativa para público infantojuvenil com duas masterclasses: Vincent Houdijk (“The Inner Ear”, vibrafone) e Iago Fernández (Bateria), assim como três oficinas de percussão com os músicos Tiago Manuel Soares (adufe e trancanholas), Simantra Grupo de Percussão (percussão com lixo reciclado) e Sérgio Almeida (percussão africana).

O festival «projetar-se-á em rede na cidade de Portimão e em constante articulação com as potencialidades dos equipamentos públicos, entre os quais Grande Auditório e Black Box do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, Auditório do Museu de Portimão, Jardim 1º de Dezembro, Sociedade Vencedora Portimonense, e em diálogo com o espaço público: Centro Histórico de Portimão, Zona Ribeirinha, Jardim 1º de Dezembro e Centro de Alvor, que serão palcos dos desfiles», remeta a autarquia.

Toda a programação pode ser consultada aqui.



Comentários

pub