Do croquete de choco à tosta de mexilhões, o mar reina no Arrebita Portimão

Arrebita Portimão realiza-se nos dias 20 e 21 de Agosto

Tosta de mexilhões, croquete de choco ou bola de berlim com gamba são algumas das especialidades que se vai poder provar no Arrebita Portimão, marcado para os dias 20 e 21 de Agosto.

Neste fim de semana gastronómico, alguns dos melhores chefs do país vão preparar 26 pratos criativos, onde o peixe e o marisco da costa algarvia são os ingredientes que mais brilham.

O Arrebita servirá de montra à criatividade de cozinheiros e chefs de todo o país, que, durante dois dias, terão Portimão como base nesta que será a 3.ª edição do festival.

No dia 20, sábado, está marcada a presença do chef André Cruz, que recentemente assumiu a cozinha do Feitoria (*Michelin, Lisboa) e apresentará uma salada de feijão verde, crustáceos, percebes e peixe-rei frito.

Nesse dia, o menu conta ainda com sardinhas panadas com cebola em escabeche e pão frito, proposta de Pedro Monteiro (Tasca Baldracca, Lisboa), uma tosta de mexilhões, malagueta e aioli do britânico Shay Ola (Queimado, Costa da Caparica) ou cavala com tomatada de coentros e molho branco, uma criação de Wilson Costa (Amendoeira Clubhouse, Alcantarilha).

Bernardo Agrela (West Mambo, Lisboa) traz ainda a Portimão o seu Kebab de Borrego 2.0, enquanto Milton Anes (Bica do Sapato, Lisboa) aposta num Bao de porco ibérico “bulgogi”, remoulade de raiz de aipo fumado e molho aigrette.

No domingo, 21, Louis Anjos, chef do estrelado Al Sud (Lagos), propõe uma bola de berlim com gamba da costa, abacate e laranja. Haverá ainda croquetes de choco e alho negro, de Paulo Carvalho (O Zagaia / O Batel, Sesimbra), do brioche com sarrajão, pepino e laranja com maionese de ostra, do chef local Nuno Martins (NUMA, Portimão), ou tosta de sardinha, salsa e lardo de António Galapito (Prado, Lisboa).

A 21 as carnes serão asseguradas pela chef nómada Alessandra Borsato, que leva até Portimão as suas arepas recheadas com pão de milho, cachaço de porco, chimichurri de nectarinas e queijo da ilha. Já Rui Sequeira (Alameda, Faro) sugere um Steamed Bun de Cachaço de porco preto e maionese do mar, enquanto o italiano Silvio Armanni (Libertà, Lisboa) regressa às suas origens para preparar Casoncelli alla Bergamasca, ravioli de carne caseiros, pancetta, sálvia, manteiga e parmesão.

Em cada dia há ainda uma sobremesa. No sábado, Micael Duarte (Ofício, Lisboa) apresenta uma Dirty Cookie, enquanto no domingo é a vez do chef Luís Gaspar (Sala de Corte, Lisboa) preparar um doce com figos do Algarve, amêndoa e iogurte.

Tal como nas edições anteriores do Arrebita, os pratos têm o preço único de 6 euros e a entrada no evento mantém-se gratuita.

Esta edição do Arrebita Portimão terá uma zona de refeições e vai contar ainda com um Mercado de Produtores. Este ano, o evento funcionará através de um sistema cashless, estando disponíveis vários pontos de compra de cartões de consumo e carregamento.

Arrebita Portimão, conceito criado pela Amuse Bouche conta com o apoio da Câmara Municipal de Portimão e decorre no sábado e domingo entre as 18h00 e as 23h00. O evento terá circulação livre nas ruas do Comércio e Vasco da Gama, com entrada na Praça da República (Alameda).



Comentários

pub