Tartaruga regressa ao mar depois de tratada pelo Zoomarine

Tartaruga chegou ao Porto d’Abrigo do Zoomarine em Junho do ano passado

Imagem de arquivo

Treze meses depois de ter chegado ao Porto d’Abrigo do Zoomarine, uma tartaruga-comum regressa agora ao mar, com um sistema de satélite que permitirá acompanhá-la nos próximos 425 dias. 

A tartaruga marinha, entretanto batizada de Salina, foi resgatada em Junho do ano passado, perto das margens do Rio Guadiana no Azinhal, por um pescador.

Devido ao risco de desenvolver uma pneumonia «por aspiração (por ter ficado presa nas redes e poder ter, inadvertidamente, inalado água), esse pescador, Ricardo Gonçalves, solicitou à equipa de especialistas do Porto d’Abrigo do Zoomarine que a recolhesse, para observação, tratamento e posterior devolução ao meio selvagem», refere o Zoomarine em nota de imprensa.

A tartaruga é um exemplar da espécie Caretta caretta, a mais comum nas águas portuguesas, que chegou ao Porto d’Abrigo com 63 cm e 38,7 kg, e vai regressar com 67 cm e 51,8 kg.

A devolução terá lugar a bordo do NRP Cassiopeia, que largará às 8h30, no Cais Comercial de Faro, e com destino às 12 milhas náuticas (22 quilómetros) a sul.

Com a tartaruga seguirá um sistema de satélite, acoplado à carapaça, que permitirá acompanhar o animal ao longo dos próximos 425 dias.



Comentários

pub