Portugal já não está em situação de alerta

Situação será de novo avaliada no próximo domingo

A situação de alerta devido ao risco de incêndio rural terminou hoje, às 00h00. A partir de agora as restrições passam a ter um caráter regional e de acordo com a classificação de perigo de incêndio rural.

Ontem à tarde, o ministro da Administração Interna explicou que a decisão teve em conta a baixa média da temperatura entre cinco e dez graus e o aumento da humidade entre 10% e 20%.

A decisão foi tomada depois de uma reunião na sede da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em Carnaxide, Oeiras, e depois de ouvidos também os ministros da Defesa, Ambiente, Agricultura, Saúde, a própria ANEPC e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera e a Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais..

Apesar do desagravamento, o ministro José Luís Carneiro adiantou que “todo o dispositivo se mantém em prontidão”, sendo feitos pré-posicionamentos de meios para apoio a regiões de maior perigo.

Fundamental é que a população mantenha os cuidados necessários no uso de máquinas agrícolas e florestais, acrescentou o governante, sublinhando de igual modo a proibição do uso de fogo nos municípios com risco de incêndio muito elevado e máximo.

A situação será de novo avaliada no próximo domingo.

 

 



Comentários

pub