Porto de Sines participou na Conferência dos Oceanos

Conferência dos Oceanos da ONU realizou-se em Lisboa, entre 27 de Junho e 1 de Julho

A Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) participou em vários eventos enquadrados na Conferência dos Oceanos da ONU, que se realizou em Lisboa, entre 27 de Junho e 1 de Julho, e que teve como objetivo «promover soluções inovadoras de base científica, destinadas a lançar um novo capítulo na ação global para a sustentabilidade dos oceanos e do planeta». 

Aproveitando a presença de entidades ligadas à Economia Azul, realizou-se ainda o Blue Finance Event, que reuniu empresas relacionadas com o financiamento de projetos sustentáveis de desenvolvimento da economia do mar, com especial foco em energias renováveis.

Em parceria com a aicep Global Parques, entidade gestora da Zona Industrial e Logística de Sines, foi realizado um evento promocional do potencial de Sines em termos portuários e logísticos.

O evento deu destaque à «digitalização e descarbonização dos corredores logísticos de acesso ao porto, tendo como exemplo o projeto Nexus, assim como uma vasta zona para projetos industriais e de energia especialmente relacionados com gases renováveis, como hidrogénio e amónia, e indústrias que beneficiem destas energias limpas; e também o hub digital para a instalação de datacenters e cable landing stations», refere a Administração dos Portos de Sines e do Algarve em nota de imprensa.

Na abertura, este evento contou com a presença de António Costa e Silva, ministro da Economia.

No Investment Forum, a APS realçou ainda o seu papel para a criação de uma economia azul inovadora.

Por fim, o evento Fórum Económico Portugal/Nigéria foi dedicado ao papel que o Porto de Sines pode assumir na diversificação do abastecimento energético europeu, nomeadamente no fornecimento de gás natural aos países do centro da Europa.



Comentários

pub