Museu de Portimão volta a recriar descarga da sardinha no cais [com vídeo]

Meia centena de figurantes vão fazer Portimão recuar 50 anos

Para abrir o apetite para o Festival da Sardinha, que começa no dia seguinte, o Museu de Portimão volta a recriar a descarga tradicional da sardinha, no cais junto à ponte velha, numa iniciativa marcada para as 9h00 de dia 2 de Agosto.

Na encenação, participa meia centena de figurantes, desde os funcionários do Museu aos membros de diversas associações de Portimão, nomeadamente do Grupo de Amigos do Museu de Portimão.

Todos vão vestir a pele dos pescadores, estivadores, compradores, das mulheres da salga, das crianças, que nos anos 70 davam vida e colorido à lota e ao cais. Será uma verdadeira viagem ao passado, com trajes, dizeres e meios de transporte de há décadas.

A primeira recriação da descarga da sardinha teve lugar em Agosto de 2019, levando a APOM – Associação Portuguesa de Museologia a atribuir, em 2020, uma menção honrosa ao Museu de Portimão, na categoria de Inovação e Criatividade.

A seguir a esta atividade, haverá uma sardinhada popular. A população e visitantes poderão levantar o seu vale degustação no recinto do Festival da Sardinha durante a manhã e hora de almoço deste dia, e desta forma usufruir gratuitamente da degustação de duas sardinhas assadas no pão e bebida.

 

Veja aqui a reportagem em vídeo da recriação de 2019:

 

 

 



Comentários

pub