Festival da Sardinha está de regresso com «imagem renovada e muita animação»

Voltará a haver uma reconstituição histórica da descarga da sardinha, que possibilitará aos visitantes conhecerem os costumes e tradições locais

O Festival da Sardinha regressa de 3 a 7 de Agosto à zona ribeirinha de Portimão, com uma imagem renovada e muita animação, com David Fonseca, Bárbara Tinoco e David Carreira. 

Durante os cinco dias deste evento, sob organização do Município de Portimão, a sardinha assada a pingar no pão voltará a ser rainha, acompanhada pela batata cozida e pela salada à algarvia, servida nos diversos restaurantes da zona entre pontes e nas barraquinhas das associações e clubes locais, que disponibilizam mais de mil lugares sentados.

Toda a zona ribeirinha, entre o Museu de Portimão e a antiga Lota, estará repleta de motivos de interesse, do artesanato à doçaria, com muita animação de rua e música, merecendo destaque os artistas nacionais que passarão pelo palco principal: João Leote e Marisa Liz (dia 3), David Fonseca (dia 4), Bárbara Tinoco (dia 5), Wet Bed Gang (dia 6) e David Carreira (dia 7).

Além do recinto que terá animação no palco Sardinha, junto à restauração, e do palco principal, também haverá animação musical no coreto da Praça Manuel Teixeira Gomes e no Jardim 1.º de Dezembro, ao mesmo tempo que o espaço infantil Petinga Park irá atrair os mais pequenos à zona da antiga Lota de Portimão.

No dia anterior, haverá a reconstituição histórica da descarga da sardinha, que possibilitará aos visitantes conhecerem os costumes e tradições locais e que levou a APOM – Associação Portuguesa de Museologia a atribuir em 2020 uma menção honrosa ao Museu de Portimão, na categoria de Inovação e Criatividade.

E vai ser precisamente a recriação desse momento único que antecederá, a partir das 9h00 do dia 2 de Agosto, a inauguração oficial do Festival deste ano, proporcionando uma viagem ao passado, com trajes, dizeres e meios de transporte de há algumas décadas, na qual participará meia centena de figurantes, a que se vai seguir uma grande sardinhada popular, marcada para as 13h00. 

Ao final da tarde desse dia, a partir das 18h00, atuará a banda Lucky Duckies, cujo reportório vintage inclui temas de swing e rock’n’roll.

 



Comentários

pub