Compromisso com a sustentabilidade vale certificação ao Vilalara Thalassa Resort, em Porches

Hotel utiliza água do mar nas suas piscinas

O Vilalara Thalassa Resort, localizado em Porchers, no concelho de Lagoa, foi reconhecido com a certificação da Biosphere, a primeira distinção dedicada ao setor do Turismo a responder aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

O Vilalara Thalassa Resort, «um dos mais exclusivos resorts cinco estrelas do Algarve, que integra um dos cinco melhores Centros de Talassoterapia do mundo», assumiu «o seu compromisso com a sustentabilidade implementando as melhores práticas para responder aos desafios globais que o mundo enfrenta e sobre as quais tem possibilidade de atuar: na sua estratégia e operação», realça o empreendimento.

Este compromisso foi auditado e premiado com o selo Biosphere Certified, que é atribuído após verificação de que as práticas sustentáveis estão a ser implementadas corretamente.

«A utilização de um sistema de recarga para fornecer produtos de higiene pessoal, que reduz o uso de plástico e o transporte, e o recurso a água extraída do mar para três das suas piscinas exteriores e piscinas de tratamento, que se traduz na poupança de água doce, recurso tão escasso em especial na região do Algarve, são apenas dois exemplos das práticas existentes no Vilalara Thalassa Resort», destaca o hotel.

O selo «funciona assim como uma garantia de que a organização está a cumprir os seus compromissos na proteção do meio ambiente e das gerações futuras, dando maior credibilidade e confiança aos seus hóspedes», acrescenta.

Para Robert Neves, diretor geral do Vilalara Thalassa Resort, «a consciencialização do nosso impacto na natureza é uma preocupação diária, e não é menos importante no momento de marcar as nossas férias. A sustentabilidade é a palavra de ordem, e no turismo, os nossos visitantes procuram mitigar o seu impacto no local e região visitada. Para isso procuram alojamento e restauração que tenham estas práticas sustentáveis, sendo a neutralidade carbónica o seu objetivo».

O responsável considera que «a parceria com a Biosphere veio ajudar-nos no processo para a implementação das boas práticas associadas à sustentabilidade, bem como, evidenciar as práticas sustentáveis já implementadas na propriedade».

Sendo uma entidade independente «e havendo auditorias que vão escrutinar a aplicação das medidas sustentáveis implementadas, o grau de confiança junto do viajante é reforçado», conclui Robert Neves.

 



Comentários

pub