CCDR mostra como fundos europeus ajudaram ao Crescimento Azul do Algarve

“O Potencial do Mar na Diversificação da Base Económica do Algarve” será tema de sessão em VRSA

Nautiber – Imagem de Arquivo

A  Estratégia Regional de Crescimento Azul para o Algarve vai ser alvo de reflexão numa sessão que vai decorrer na quarta-feira, 13 de Julho, na Biblioteca Municipal Vicente Campinas, em Vila Real de Santo António (VRSA), dedicada ao tema “O Potencial do Mar na Diversificação da Base Económica do Algarve”.

Além dos workshops “Aquacultura e Produção de Algas. Ambiente, Investigação e Ciência” (10h30),  Estaleiros e Indústrias Navais (14h30) e Atividade Náutica e Turismo (16h00), o programa desta iniciativa da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve conta com uma sessão onde marcará presença José Maria Costa, o secretário de Estado do Mar (17h30), e com uma visita aos estaleiros da Nautiber, em VRSA (19h00).

Na sessão de encerramento,  além da apresentação do resultado dos três workshops que se realizarão ao longo do dia, intervirão diversos especialistas.

Ruben Eiras,  do Fórum Oceano, fará a apresentação “Os Desafios da Economia Azul no Algarve”, enquanto Fernando Perna, investigador do CITUR da Universidade do Algarve, falará sobre “Turismo Náutico”. Já Alexandra Teodósio, vice-reitora da UAlg, irá falar sobre “Ciência do Mar”.

Além do membro do Governo, a sessão contará com Pedro Valadas Monteiro, diretor regional de Agricultura e Pescas do Algarve, com José Apolinário, presidente da CCDR Algarve e com Álvaro Araújo, presidente da Câmara de VRSA.

Segundo José Apolinário, a realização desta iniciativa prende-se com a necessidade de criar uma rede, com vista a futuras sinergias, entre os agentes públicos e privados que conseguiram financiamento para desenvolver projetos nos três segmentos identificados, no âmbito do Plano Operacional CRESC Algarve 2020.

Os dados já disponíveis apontam, de resto, «para o reforço do investimento no setor», na região algarvia.

«Urge que se faça uma avaliação conjunta sobre as 94 operações financiadas pelo quadro comunitário de apoio 2020 e que, também em conjunto, se prespetivem os próximos passos desta aposta no Crescimento Azul, que foi claramente assumida pelo Algarve», explica José Apolinário.

O presidente da CCDR algarvia acredita que «a aposta no mar continuará. Os resultados do trabalho feito até então são muito animadores e, por isso, estamos apostados em fazer crescer o apoio comunitário a este setor no próximo quadro comunitário 2030».

José Apolinário acredita que «reside no Mar um dos mais fortes pilares para a diversificação da base económica da região do Algarve».

 

 

 



Comentários

pub