Governo diz que Algarve está preparado para Verão seguro, mas autarcas queriam mais

Dispositivo de segurança foi apresentado ontem, em Faro

Foto: Pedro Lemos | Sul Informação

O ministro da Administração Interna garante que o Algarve «está preparado» para receber os turistas com segurança, durante este Verão, mas os autarcas queriam mais. António Pina, presidente da AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve, defende que o reforço de meios para a região é «curto» e deveria ir além da época estival, prolongando-se ao longo de todo o ano.

O edifício da Região de Turismo do Algarve, em Faro, foi palco da tradicional apresentação do programa “Algarve Seguro” que, Verão após Verão, quer reforçar a segurança da região durante a época de maior afluência turística.

As novidades para o Verão deste ano – que será de verdadeira retoma do turismo – não são muitas.

Tal como é hábito, voltará a haver um reforço de meios da GNR, com 230 patrulhas diárias e 1000 controlos de velocidade todos os dias, da PSP, com a vinda de duas equipas do Corpo de Intervenção para Portimão, Lagos, Tavira e Vila Real de Santo António, e do próprio Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), que terá um total de 109 elementos afetos durante o Verão.

 

Foto: Pedro Lemos | Sul Informação

 

Da parte da Autoridade Nacional de Proteção Civil, o dispositivo de prevenção de combate a incêndios tem um total de 776 operacionais, com cinco meios aéreos prontos a atuar em caso de fogo.

José Luís Carneiro, ministro da Administração Interna, não tem dúvidas de que o Algarve está «bem preparado».

«As forças e serviços de segurança fazem aqui um grande trabalho de cooperação. É talvez a dimensão que vale a pena sublinhar: esse importante espírito de cooperação para garantir, numa região do país que cresceu em termos de população, e recebe milhares de visitantes, continua a ser vista como segura», disse, em declarações aos jornalistas.

Para o governante, o dispositivo «permite afirmar que estamos preparados para aquelas que são as ameaças e desafios com que estamos confrontados».

Só que, referiu, também há os imponderáveis.

 

Foto: Pedro Lemos | Sul Informação

 

«Naturalmente que a previsão da afetação de meios por vezes é surpreendida por epifenómenos: estando hoje mais preparados, mas há casos que ultrapassam a capacidade de previsão», considerou.

Depois de dois anos de verdadeiras condicionantes devido à pandemia, este será o primeiro Verão à séria desde 2019.

Segundo José Luís Carneiro, os níveis de procura estão mesmo «acima dos picos de 2019», versão corroborada por João Fernandes, presidente da Região de Turismo do Algarve, e pelos autarcas.

Por isso, foi da voz de António Pina, líder da AMAL, que vieram as críticas a um reforço de meios «curto» para a região e que deveria ter ido mais além.

«O Algarve tem crescido – e tem crescido cada vez mais. A segurança é fundamental para a nossa oferta turística e é preciso que o Governo perceba que não só tem de fazer crescer este reforço, como o Algarve é o ano inteiro», disse, em declarações aos jornalistas.

Além da necessidade de encarar «de frente» o problema dos fogos, criando um «batalhão regional profissional», o também presidente da Câmara de Olhão deu como exemplo a GNR.

 

José Luís Carneiro e António Pina – Foto: Pedro Lemos | Sul Informação

 

«As aldeias e as vilas muitas vezes têm poucos efetivos. Talvez pudéssemos tirar algum daquele reforço nas estradas, onde a sinistralidade já é razoável. Esses efetivos fazem falta nas praias, na atividade noturna e no interior. O foco não está nas multas», atirou.

José Luís Carneiro, em relação à GNR e PSP, garantiu que está em curso a contratação de mais «1600» pessoas e que, mal estejam integradas nas respetivas forças, serão «direcionadas em função do diagnóstico das necessidades».

Apesar das críticas, António Pina, presidente da AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve,  não deixa de prever um «grande Verão».

«Agora, não podemos deixar cair o menino na água do banho. O Algarve é uma região segura e isso faz parte do nosso património e exigimos sempre a manutenção desses níveis de segurança», concluiu.

 

Fotos: Pedro Lemos | Sul Informação

 

 

 



Comentários

pub